Festa da Maçã na Camacha a 20 e 21 de outubro

A Junta de Freguesia da Camacha promove a XXXIII Edição da Festa da Maçã, nos próximos dias 20 e 21 de Outubro de 2018, no Largo Conselheiro Aires de Ornelas.

Celebrado desde a década de 70 do século passado, a Festa da Maçã visa comemorar o fruto predominante na nossa freguesia, tendo sido originalmente promovida pela Paróquia da Camacha, com vista a angariação de verbas para a Igreja e para o auxílio de famílias carenciadas da freguesia.

Hoje em dia esta efemeridade promove a nível regional, nacional e internacional a freguesia da Camacha em todo o seu esplendor, bem como a produção da maçã.

O programa para este certame contempla animações diversificadas ao nível social, cultural e desportivo, com a participação de personalidades, grupos e artistas regionais.

No dia 20, pelas 17 horas, será realizado um cortejo etnográfico da maçã, num percurso com início na Igreja Matriz e término no Largo Conselheiro Aires de Ornelas (usualmente conhecimento como Largo da Achada), com a participação das diferentes forças vivas da freguesia.

No respetivo Largo, será possível provar, durante os dias do evento, o delicioso sumo da maçã, produzido de forma tradicional no lagar, através da prensa/pisa das maçãs realizadas incessantemente pelos elementos do Grupo de Romarias Antigas do Rochão.

A par das tradicionais barracas de comes e bebes, proporcionaremos animações para as crianças, nomeadamente ao nível de insufláveis, karts a pedais, entre outras atratividades.