Deputados do PSD salientam em Machico importância do novo Estatuto Social do Bombeiro

João Paulo Sousa (foto arquivo)

Os deputados social-democratas madeirenses marcaram hoje presença no quartel dos Bombeiros Municipais de Machico, onde abordaram o novo Estatuto Social do Bombeiro, uma iniciativa do PSD que foi discutida e aprovada na Assembleia Legislativa da Madeira.

“Infelizmente, o Tribunal Constitucional considerou, especificamente no que diz respeito à tarifa social de água, que caberia a cada uma das Câmaras Municipais decidir a atribuição dessa regalia aos bombeiros. Naturalmente que nós respeitaremos essa decisão, no entanto, fica hoje bem claro que o PSD não vai desistir deste estatuto social. Nós não desistimos dos nossos bombeiros”, afirmou o deputado João Paulo Marques.

O parlamentar recordou ainda que o estatuto vai mais além da questão da tarifa da água. “Representa também a possibilidade de os bombeiros terem acesso à electricidade a preços mais baixos, a terem apoio psicológico durante todo o ano, à isenção de taxas moderadoras e também outros benefícios que nós achamos que são fundamentais, como, por exemplo, a prioridade no acesso aos lares de terceira idade.”

João Paulo Marques afirmou que, para o PSD, os “bombeiros não podem ser reconhecidos e importantes apenas no mês de Agosto, apenas quando há incêndios ou situações de emergência”. ”

Já foi apresentada em reunião da Câmara de Machico uma proposta, pelo PSD, para a aplicação da tarifa social de água aos bombeiros municipais e voluntários do concelho, a qual foi aprovada por unanimidade.