Albuquerque distingue pessoas e instituições do Turismo e critica “soluções de bolso” de certos “paladinos”

MERCADO QUINHENTISTA 00
A Associação Mercado Quinhentista de Machico foi distinguida com a única Medalha de Ouro de Mérito Turístico. Foto Rui Marote
Medalhas de Turismo
O comandante João Bela dsitinguido com a Medalha de Prata de Mérito Turístico. Foto Rui Marote
Medalhas
O Grupo Folcórico da Ponta do Sol foi uma das instituições medalhadas. Foto Rui Marote

A entrega de medalhas de Mérito Turístico, neste Dia Mundial do setor, corresponde a uma forma de estar de uma sociedade que reconhece a excelência do destino. Foi assim que o presidente do Governo Regional definiu o momento que hoje decorreu na Fortaleza do Pico e que distinguiu pessoas e instituições que deram o contributo ao destino turístico Madeira.

Miguel Albuquerque considerou, depois de condecorar, entre outros, a Associação Mercado Quinhentista de Machico e o comandante João Bela, que a Madeira “é dos poucos destinos turísticos onde não há qualquer conflito entre os residentes e o mercado turístico. É um destino consolidade, cujo objetivo é melhorar em todas as áreas, o que pode ser feito com o envolvimento da população e dos profissionais do setor.

Medalhas
Uma medalha turística aos 99 anos de idade, dsitinguindo quem nos visita. Foto Rui Marote
Medalhas
A distinção foi, também, para a profissão de guia-intérprete. Foto Rui Marote
Medalhas
A entrega das medalhas decorreu na Fortaleza do Pico. Foto Rui Marote

O Chefe do Executivo lembra que “o Turismo não depende de uma pessoa, de uma estratégia, depende de uma atividade que é transversal. Um destino turístico tem um envolvimento fundamental da sociedade. E todos os anos, temos o cuidado de sublinhar que um jardineiro de excelência é fundamental, um cozinheiro de excelência é fundamental. Este é um ato de reconhecimento sobre o que deve ser o Turismo”.

Falou nos que apresentam “soluções de bolso” e naquilo que parece ser “a última coca cola no deserto”, para expressar críticas a declarações que dão conta de “certos paladinos que fazem parecer que a Madeira foi agora descoberta para o turismo”.

A dado momento, Albuquerque lembrou a riqueza da Madeira, que é o património natural, onde 64% do nosso território é área protegida, além da área marítima, onde 70% do mar territorial da Região é zona protegida, fazendo com que a Região seja, entre as regiões da Europa, uma das que tem maior área protegida, quer marítima, quer terrestre.