CMF promove sábado concerto de cordofones na Praça do Município

Conforme o Funchal Notícias já tinha noticiado, a Câmara Municipal do Funchal, através do Teatro Baltazar Dias, a Associação Musical e Cultural Xarabanda e a Associação Wamãe coproduzem, este sábado, em plena Praça do Município, o concerto “Na Ilha dos Cordofones”, aberto a toda a população.

Trata-se de um espetáculo comentado, com quatro projetos de música em cima de palco, que interpretarão alternadamente temas em formato de diálogo musical, interligando composições instrumentais e canções, desde o universo da música tradicional revisitada até a um reportório moderno, criado a pensar exclusivamente nos cordofones regionais.

O objetivo é promover e valorizar os cordofones madeirenses, nomeadamente o braguinha, o rajão e a viola de arame, estimulando os músicos mais jovens a produzir cada vez mais, num efeito que já se tem feito sentir nos últimos anos, bem como a criação e consolidação de públicos, sensibilizando para a defesa deste património e ultrapassando a ideia de que estes são instrumentos exclusivos do folclore.

Este será um concerto para ver, ouvir e falar de música, que vai cruzar gerações de músicos, cada um com as suas experiências, opinião e reportório:

VÍTOR SARDINHA

Vítor Sardinha: Rajão e Viola D’Arama

O QUINTO

Vitor Filipe: Viola D’Arame

Laura Conceição: Viola D’Arame

Lara Nunes: Rajão

Afonso Conceição: Rajão

Diogo Camacho: Rajão

QUARTETO MORITZ

Roberto Moritz: Braguinha

Roberto Moniz: Rajão e Viola D’Arame

Lino Alves: Piano

Mário Freitas: Baixo

ANDRÉ SANTOS TRIO

André Santos: Rajão e Braguinha

Francisco Brito: Contrabaixo

Joel Silva: Bateria

Mariana Camacho: voz (convidada)

Equipa executiva

Rui Camacho: Coordenação geral

Filipe Ferraz: Produção

Tozé Cardoso: Comunicação

Mariana Camacho: Design