Catedrática da Universidade de Agricultura de Atenas dará conferências na UMa dias 17 e 18

Penelope Bebeli, professora catedrática e diretora do Departamento de Melhoramento Vegetal e Biometria (DMVB) da Universidade de Agricultura de Atenas (UAA), virá à Universidade da Madeira (UMa), para protagonizar, nos dias 17 e 18 do corrente mês, duas conferências intituladas “Crop landraces: from the past to the future” e “Crop landraces in Greek islands: trends and prospects”.

As conferências são promovidas pelo Banco de Germoplasma ISOPlexis, Unidade de Investigação da UMa, e decorrerão no Anfiteatro 4, no Campus da Penteada, a partir das 16h00. A entrada é livre.

A palestrante apresenta no seu currículo a coordenação de diversos projectos de investigação internacional e mais de 40 publicações em conceituadas revistas da especialidade. As suas principais áreas e interesses de investigação situam-se no campo da Agrodiversidade e dos Recursos Genéticos para Agricultura e Alimentação. Esta oradora convidada é também membro do corpo editorial de três revistas e promove um programa de inventariação, avaliação e valorização de variedades locais (landraces) em diversas ilhas gregas.

Esta deslocação realiza-se na sequência de um convénio do Programa Erasmus celebrado entre a Faculdade de Ciências da Vida da UMa e da Faculdade de Ciências Agrárias da UAA, as quais colaboram regularmente na genotipagem e fenotipagem dos recursos genéticos, no âmbito de projectos de investigação e acções dos programas europeus ECPGR e COSTs, tendo publicado conjuntamente 2 capítulos e 4 artigos em revistas internacionais, de grande factor de impacto, refere um comunicado da UMa.