Intervenção na escarpa sobranceira à Rua Conde Carvalhal foi já concluída

A Câmara Municipal do Funchal anunciou hoje ter concluído a intervenção na escarpa da Rua Conde Carvalhal. O edil funchalense,  Paulo Cafôfo, e o restante Executivo Municipal acompanharam durante a semana a dita intervenção naquela rua, localizada a cerca de 250 metros a oeste do cruzamento com o Caminho da Igreja, na freguesia de São Gonçalo. A estrada, entretanto, já está reaberta.

A intervenção incluiu “a escavação, limpeza e correcção do talude, e ainda o desmonte de possíveis blocos de rocha instáveis, garantindo a segurança da circulação na via inferior à escarpa. Como forma de prevenção para o próximo período de Inverno, considerámos essencial a estabilização deste talude, prevenindo o deslizamento de terras e quaisquer derrocadas capazes de provocar prejuízos”, declarou Cafôfo.

O edil acrescentou que, paralelamente a esta intervenção, ”temos vindo a assumir uma postura proactiva na detecção de possíveis focos de perigo e, consequentemente, em termos de elaboração de um plano de intervenção e manutenção a este nível, sempre a privilegiar uma óptica preventiva. Nesse sentido, esta limpeza de escarpa na Conde Carvalhal é uma grande mais-valia a médio-prazo”, considerou.

Esta intervenção foi concretizada por rocheiros, tendo contado ainda com a colaboração do Corpo de Bombeiros Sapadores do Funchal, que realizaram, na conclusão da obra, uma lavagem de alta pressão sobre os inertes residuais. “O trabalho de vigilância e alerta continua”, garantiu o presidente da Câmara.