São Martinho acolhe nova edição do Festival de Etnografia e Folclore

A freguesia de São Martinho acolhe um novo encontro de músicas, danças e cantares tradicionais, oriundos de diversas partes. Com início pelas 20 horas desta sexta-feira, dia 31 de Agosto, e tendo continuidade na noite de sábado, 1 de Setembro, a 21ª edição do Festival de Etnografia e Folclore de São Martinho, evento organizado pela Junta de Freguesia, reúne quinze grupos, sendo oito da Madeira, seis de Portugal continental e contando ainda com a presença de um grupo da Polónia, num total de 600 participantes.

Segundo uma informação divulgada à comunicação social, no dia do evento, as honras de abertura vão para o Grupo de Concertinas da Casa do Povo da Ribeira Brava, actuando depois o Grupo de Folclore, Cultural e Recreativo da Casa do Povo de São Martinho, o Rancho Folclórico de Santa Maria de Moure, de Barcelos, o Grupo de Folclore e Recreativo da Quinta Grande, o Grupo Folclórico da Corredoura, de Guimarães, e o Grupo Etnográfico de Lorvão, de Coimbra. Mais tarde será a vez das danças e cantares da Polónia com o Polonez Folkdance Group, fechando a noite o Rancho Folclórico Vila Franca do Rosário, de Mafra.

No segundo dia do festival, a abertura estará a cargo do Grupo de Folclore Cultural e Recreativo de São Martinho, subindo depois ao palco o Grupo Folclórico Fazendeiros das Gamelas, do Bombarral, o Grupo Folclórico de Santa Rita, o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula, o Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova e o Grupo de Folclore Monte Verde. O encerramento desta edição do evento estará a cargo do Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões, de Vale de Cambra.

Esta, refere a Junta de Freguesia, é uma “mescla de distintas manifestações culturais que vai de encontro aos objectivos traçados pela organização que passa por dar espaço aos grupos regionais para que, assim, mostrem o trabalho realizado na preservação da sua identidade cultural. Com o objectivo de manter as comunidades madeirenses ligadas às suas raízes, este evento será transmitido em dirceto através do canal online “naminhaterra.tv”.”

Outra das metas do Festival de Etnografia e Folclore de São Martinho passa por trazer ao palco do Centro Cívico de São Martinho as danças e cantares de outras partes de Portugal, assim como também de outros pontos do globo, dinamizando o intercâmbio entre grupos, fomentando o encontro de culturas e trazendo as raízes ao público, para que este possa ver, ouvir e viver as tradições, em São Martinho, refere a Junta.

O programa é o seguinte:

sexta-feira, 31 de agosto

Grupo de Concertinas da Casa do Povo da Ribeira Brava

Grupo de Folclore, Cultural e Recreativo da Casa do Povo de São Martinho

Rancho Folclórico de Santa Maria de Moure, de Barcelos

Grupo de Folclore e Recreativo da Quinta Grande

Grupo Folclórico da Corredoura, de Guimarães

Grupo Etnográfico de Lorvão, de Coimbra

Polonez Folkdance Group, da Polónia

Rancho Folclórico Vila Franca do Rosário, de Mafra

 

sábado, 1 de Setembro

Grupo de Folclore Cultural e Recreativo de São Martinho

Grupo Folclórico Fazendeiros das Gamelas, do Bombarral

Grupo Folclórico de Santa Rita

Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula

Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova

Grupo de Folclore Monte Verde

Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões, de Vale de Cambra