CMF promove desde 2014 visitas guiadas da Associação Académica da UMa aos Paços do Concelho

A Câmara Municipal do Funchal promove, desde 2014, visitas guiadas da Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa) ao histórico edifício dos Paços do Concelho do Funchal, numa parceria entre as duas entidades, no sentido de dinamizar o património edificado do concelho, bem como de apoiar alunos carenciados, sob diversas formas, salienta a CMF.

Segundo refere a edilidade, cabe à mesa entregar depois à AAUMa a verba integral das receitas recolhidas, e, desde o início de 2017, foram, assim, mais de seis mil euros angariados, resultado de visitas guiadas aos Paços do Concelho de mais de 2000 pessoas.

Os visitantes são oriundos de vários países. As visitas mais concorridas foraam as efectuadas em inglês, alemão e francês. Ainda assim, cada vez mais madeirenses têm vindo a demonstrar curiosidade e interesse nestas visitas.

A autarquia aproveita para destacar, como objectivos comuns ao projecto, a vontade em dinamizar o património municipal, o investimento nos jovens e na igualdade de oportunidades e a promoção de uma cidade cada vez mais activa académica, cultural e cientificamente.

O valor pago, relativo às visitas guiadas, tem como principal destino um dos programas sociais da Associação Académica da Madeira, nomeadamente a Bolsa de Alimentação. Através do valor das visitas, já foi possível atribuir, no último ano e meio, mais de 40 bolsas de alimentação para estudantes da UMa com maiores dificuldades.

À aplicação total das verbas atribuídas pela Câmara Municipal do Funchal neste programa social, soma-se ainda o investimento que a AAUMa faz na execução das visitas guiadas, nomeadamente com formação dos guias das visitas orientadas, despesas de alojamento, alimentação e transporte de todos os voluntários estrangeiros envolvidos na actividade e gastos conexos com a divulgação do projecto.