Temperaturas no País vão passar dos 40 graus e há possibilidade de maior agravamento em algumas zonas

barco praia
Na Madeira, as previsões são de melhoria do tempo mas sem os valores que se preveem para o Continente, de mais de 40 graus.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu hoje um comunicado dando conta das altas temperaturas que nos próximos dias atingem vários pontos do País, prevendo-se que possam registar-se valores idênticos aos verificados em 2003, que andaram nos 44 e 46 graus. As subidas previstas fazem aumentar 10 e 11 graus relativamente ao tempo que se faz sentir hoje. E passar dos 40 é quase uma certeza em muitas localidades.

O IPMA indica, na sua página online, que “para os dias 1 e 2 de agosto, prevê-se uma subida acentuada de temperatura, mantendo-se valores muito elevados até final da semana na generalidade do território”, apontando que “os valores da temperatura máxima estarão muito acima dos valores normais para a época, próximos de 40°C, com exceção da costa sul do Algarve, onde serão entre 30 e 35°C. No interior do Alentejo, Vale do Douro e do Tejo e Beira Baixa, a temperatura máxima deverá atingir valores da ordem dos 45°C, podendo ser alcançados máximos absolutos em vários locais”.
O IPMA refere ainda que “os valores da temperatura mínima têm igualmente tendência para uma subida gradual, atingindo no final da semana valores próximos de 25°C em grande parte do território, aproximando-se dos 30°C em alguns locais do interior Centro e Sul, em especial no Alto Alentejo. Prevê-se que poeiras em suspensão provenientes do norte de África afetem a região Sul a partir de dia 1 de agosto, traduzindo-se num tom amarelado do céu”.

Relativamente à Madeira, como o Funchal Notícias deu conta, as previsões são mais moderadas, com o bom tempo a voltar, sol descoberto, mas longe das elevadas temperaturas que estão previstas para o espaço Continental.

Para a Madeira, o IPMA tem as seguintes previsões para os próximos três dias:

1 de agosto

Períodos de céu muito nublado.
Possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes
norte e terras altas até meio da tarde.
Vento moderado (20 a 35 km/h) do quadrante norte, soprando
temporariamente forte (35 a 45 km/h) terras altas e no extremo
leste da ilha da Madeira.

REGIÃO DO FUNCHAL:
Períodos de céu muito nublado.
Vento fraco (inferior a 15 km/h).

ESTADO DO MAR:

Costa Norte: Ondas de norte com 1,5 a 2 metros.
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1 metro.
Temperatura da água do mar: 23/24ºC

2 de agosto

Períodos de céu muito nublado, com abertas nas vertentes sul.
Vento fraco a moderado do quadrante norte (10 a 30 km/h), soprando
por vezes forte (35 a 45 km/h) nas terras altas e no extremo leste
da ilha da Madeira até ao fim da manhã.

Atualizado a 31 de julho de 2018 às 11:17 UTC

3 de agosto