Livro “Emigração Madeirense para a Venezuela (1940-1974)” será apresentado na freguesia da Ilha em Agosto

 

Num evento integrado no programa do Dia do Emigrante, que se assinala no próximo dia 12 de Agosto, na freguesia da Ilha, será apresentado o livro “Emigração Madeirense para a Venezuela (1940-1974) ”, de Joselin da Silva do Nascimento. A autora nasceu naquele país que acolheu tantos madeirenses.

A obra, lançada no passado dia 10 de Julho, é baseado na sua dissertação de Mestrado em Estudos Interculturais – Estudos Luso-Brasileiros, pela Universidade da Madeira. A dissertação foi orientada cientificamente por João Adriano Ribeiro, académico recentemente falecido, e teve como principal factor motivador a ligação familiar ao fenómeno das mobilidades da autora e o aprofundamento das suas raízes.

Trata-se de um estudo sobre a emigração madeirense para a Venezuela, que reflecte o contexto, as histórias e o espírito associativo que esteve sempre presente entre a região e aquele país, refere a Junta de Freguesia da Ilha, numa nota à imprensa.

O livro retrata principalmente, duas fases na emigração, uma entre 1940 e 1960, por necessidade e pela vontade de triunfar em negócios próprios, e uma segunda, entre 1961 e 1974, relacionada com a Guerra Colonial em África, em que muitos jovens emigraram para fugirem ao serviço militar.

O programa de animação do Dia do Emigrante na Ilha, em fase de preparação, começará pelas 11h00 e terminará às 03h00, integrando uma Missa a Nossa Senhora do Rosário pelos emigrantes, bem como um espectáculo do artista nacional Sérgio Rossi.