Congresso “São Jorge – Memória e Futuro” a 16 e 17 com a participação de historiadores e académicos

Nelson Verissímo
O colaborador do FN na rubrica de Opinião, Nelson Veríssimo, será um dos oradores (Foto: Celso Caires) 

A freguesia de São Jorge recebe no próximo mês de Agosto o Congresso “São Jorge – Memória e Futuro” que se realizará nos dias 16 e 17, no auditório da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de São Jorge.

A sessão solene de abertura está agendada para as 10h00 do dia 16 de Agosto e contará com a presença do secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, representando o chefe do Executivo madeirense, Miguel Albuquerque.

O Congresso “São Jorge – Memória e Futuro” visa aproximar todos aqueles que mantêm uma ligação à sua terra natal, aproveitando as festas religiosas de Verão, como ponto de encontro de famílias e amigos que, vivendo na diáspora, anualmente regressam à terra para matar saudades, refere uma nota à comunicação social.

“O evento será um espaço e um tempo para recordar histórias e tradições; cruzar saberes e experiências, em várias áreas: da história ao património, da religião ao artesanato, da música às tradições da nossa gente, entre outras”, explica-se.

A organização estará a cargo de um conjunto de pessoas da sociedade civil de São Jorge, que em comum têm o gosto pela sua terra e a vontade de juntar algumas figuras ilustres da nossa cultura num espaço de reflexão sobre a história da nossa terra e as suas perspectivas de futuro.

José Eduardo Franco será outro palestrante.

A ideia foi “realizar um congresso em São Jorge que juntasse não só alguns dos seus filhos mais ilustres, mas também algumas personalidades que abordassem um pouco da história da freguesia de São Jorge, enquanto freguesia matricial de todo o concelho de Santana e uma referência em toda a costa norte da Madeira ao longo dos últimos cinco séculos”.

Entre os oradores convidados contam-se os académicos José Eduardo Franco,  Nelson Veríssimo, Hélder Spínola e o economista João Abel de Freitas.

“São Jorge, rincão florido, é terra de solos férteis e bonitas paisagens do mar à serra, onde se inclui parte da Floresta Laurissilva, classificada pela UNESCO como Património Natural da Humanidade. Terra mãe, mantém uma feição ainda marcadamente agrícola. Durante vários séculos, a foz da sua ribeira foi também um importante entreposto comercial da zona Norte da Ilha da Madeira. A Igreja Matriz, datada de 1761, é o orgulho das suas gentes. Terra de Cardeal e da Levada do Rei, de um moinho e de uma serra de água, de um farol e de encantadores miradouros”, refere a organização, encabeçada pelo Pe. Francisco Caldeira, Dinis Mendonça e José Gabriel Freitas.

Segundo o programa, Nelson Veríssimo abordará o povoamento daquela localidade. Na qualidade de “filhos da terra” serão ouvidos Carlos Caires e Filipe Matos. Isto no primeiro dia, pelas 11 horas e 14h30, respectivamente. Já às 17 horas, José Eduardo Franco falará sobre a “formação cultural e religiosa do povo madeirense”.

Já no segundo dia, pelas 10 horas, João Abel de Freitas discursará sobre “a economia do norte da ilha”, enquanto que Hélder Spínola falará seguidamente sobre o “Património Natural”. Já pelas 14h30, João Márcio de Matos abordará o assunto “Cultura e Património de São Jorge”. Às 16 horas haverá uma mesa redonda, sobre a temática “São Jorge, que futuro?”, na qual participarão Francisco Caldeira, Jacinto Jardim, Teófilo Cunha, Dinis Mendonça, Paula Noite e Américo Gomes. Após um jantar de encerramento, actuará o grupo de música tradicional “Xarabanda”.