PS pretende alteração da política portuária para baixar preços dos transportes de mercadorias

Os deputados do PS-Madeira consideraram hoje como uma “miragem” a revolução em matéria portuária prometida pelo Governo Regional, que levaria à baixa dos preços nos transportes de mercadorias. Os socialistas dizem que, da parte do Executivo, “não se nota nenhuma intenção de inverter a actual política”.

Victor Freitas falava na sequência de uma reunião entre o grupo parlamentar socialista e o Sindicato dos Estivadores e da Actividade Logística (SEAL). O deputado referiu que nestes últimos três anos de Governo criou-se uma série de expectativas em relação a uma alteração prometida pelo Executivo madeirense com o objectivo de fazer baixar o preço dos transportes de mercadorias, mas acrescentou que, “estando a um ano de terminar o mandato deste Governo, até ao momento não foi dado nenhum passo nesse sentido”. .

Nesta reunião, os socialistas inteiraram-se também da situação dos trabalhadores do porto do Caniçal. “Não há um bom porto numa situação em que os trabalhadores se sentem muitas vezes discriminados, perseguidos e em que as leis laborais ganham contornos que para nós são escandalosos. Nenhuma entidade patronal tem responsabilidade de fazer leis ou gerir essas leis a seu bel-prazer”, afirmou Victor Freitas.

Por seu turno, o presidente do SEAL condenou aquela que considera ser uma discriminação em relação aos trabalhadores portuários do porto do Caniçal, por terem condições remuneratórias bastante inferiores às de outros portos nacionais. António Mariano denunciou também as “perseguições que constantemente estão a acontecer relativamente àqueles trabalhadores que são ou que se pretendem filiar” no sindicato. Deu ainda conta da greve agendada para o dia 27 deste mês.