Sérgio Rossi no Dia do Emigrante, na Ilha, a 12 de agosto

Foto DR.

O Dia do Emigrante, que este ano celebra a sua XV edição, decorrerá no dia 12 de agosto, na Freguesia da Ilha, concelho de Santana.

Este evento, para além de homenagear os emigrantes pela ação dinamizadora no desenvolvimento e progresso da nossa comunidade, pretende promover e demonstrar aos nossos emigrantes aquilo que de melhor se faz ao longo do ano, na Região.

A Casa do Povo da Ilha, instituição responsável pela organização do evento, está a preparar um programa de animação diversificado, desde folclore, dança, música. Estão-se a reunir todas as condições para que esta homenagem àqueles que a dada altura da sua vida saíram da sua terra natal, atraia muitos visitantes a esta freguesia do norte da Madeira, contribuindo assim para que seja uma grande festa de homenagem, numa simbiose de sabores e saberes.

Segundo uma nota de imprensa, confirmada está a participação nesta edição do Dia do Emigrante, do artista nacional Sérgio Rossi.

Sérgio, aos 3 anos já adormecia nas casas de fado a escutar os seus pais a cantar, bem como nos concertos da consagrada “Girls Band” dos anos 80, “ As Doce”, do qual a sua tia e madrinha de batismo – Ágata fazia parte.

Aos nove anos de idade, começou a tocar os primeiros acordes na guitarra, a cantar as suas primeiras melodias e passando por diversos festivais infantis, encantando plateias.

Aos treze anos começou a sua formação musical no “Instituto Musical Matono”, onde se aperfeiçoou a tocar guitarra. Aos dezassete anos começou a cantar e a tocar em bares de Lisboa com as chamadas “bandas de garagem”. Nessa altura começa a estudar técnica vocal na Juventude Musical Portuguesa onde fez cinco anos de formação na área.

Aos vinte e um anos grava o seu primeiro álbum de originais “Será sempre assim” e no natal de 2001, grava o tema “Um sonho de Natal”, fazendo dueto com a cantora “Ágata”. Em 2002 nasce o segundo trabalho discográfico com o nome “Voz de Paixão”, título que define a sua forma de estar na vida e na música.

Após dois anos e meio, surge o terceiro disco “Tudo na Vida”, destacando-se as músicas, “Eu dava tudo pra te ter aqui”, “Solea, Solea”, “Fala com ela” e ainda um grande dueto em espanhol com a cantora Ágata “No me ames”. Este álbum espelha a ascensão de Sérgio Rossi como intérprete e autor.

Mais tarde, Sérgio escreve o tema “Dois Corações perdidos no Amor”, valendo o prémio de dueto do ano “Romântica FM” em 2009. Nesse ano, lança o seu quarto álbum de originais “Romance”, com temas bastantes escutados pelo público como: “Mulher sem Alma”, “Desenvolve-me a vida” e “Até que me esqueças”, este último tema valeu a entrada na tabela de vendas nacional o “TOP +” da RTP, e várias semanas em primeiro lugar nos tops das rádios nacionais.

Em 2012 lança o tema “Balada Boa”, e após este grande sucesso surge o tema “És perigosa”, seguindo-se “Som do Amor”, “Menina Top” e atualmente “Filho do Patrão”, temas que em conjunto com uma equipa de produção e composição de renome como Ricardo Landum, João Sanguinheira, Phatt Rob, entre outros, têm levado Sérgio em digressão aos 4 cantos do mundo. O tema “És perigosa”, integra a banda sonora da novela da SIC Mar Salgado.

A acompanhar a animação e como fatores inerentes a este Dia, estão a gastronomia de diáspora, a venda de artesanato local, a Missa a Nossa Senhora do Rosário pelos Emigrantes bem como, um debate com uma temática de interesse para os emigrantes madeirenses. Este evento irá ser transmitido em direto para todo o mundo através do canal naminhaterra.