Livro “Levantamento Cromático” apresentado no dia 12 na Galeria dos Prazeres

No próximo dia 12 de Julho, às 19h00, na Galeria dos Prazeres, será apresentado o livro “Levantamento Cromático” do artista Miguel Ângelo Martins. A ocasião contará com a presença do edil calhetense, Carlos Teles, do coordenador da Quinta Pedagógica dos Prazeres, padre Rui Sousa, e dos autores dos textos incluídos no livro, nomeadamente Isabel Santa Clara, Martinho Mendes, Emanuel Gaspar, Teresa Jardim e Hugo Olim.

“Levantamento Cromático”, informa uma nota de imprensa, é um projecto pictórico de Miguel Ângelo Martins realizado nos Prazeres, Madeira, no Verão de 2015. Consistiu na elaboração e catalogação “in situ” da cor local aplicada nas fachadas das casas, tendo a pintura sido experimentada simultaneamente como matéria, acção e, sobretudo, princípio orientador do olhar.

Este é um trabalho de campo que ganha uma vertente antropológica, já que se debruça sobre a paisagem humanizada contemporânea da freguesia. A reflexão sobre a pintura e sobre a paisagem actual fez-se com a ligação ao meio, rural, neste caso, e com a participação dos seus habitantes.

O projecto funcionou ainda como um convite à reflexão acerca da ocupação do território, das tipologias das habitações e do património arquitectónico dos Prazeres, muito dele abandonado ou em decadência, refere-se.

Na cerimónia será apresentado o vídeo sobre a exposição de Miguel Ângelo Martins, na Galeria dos Prazeres, que deu origem ao livro “Levantamento Cromático”.