Runs da Madeira divulgados na Assembleia da República em acção promocional

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), e no âmbito de uma parceria com os deputados da Madeira na Assembleia da República, realiza uma palestra sobre o Rum Agrícola da Madeira, seguida de prova de runs em harmonização com iguarias e chocolates, hoje, no restaurante do novo edifício da Assembleia da República.

De acordo com um comunicado oficial, este evento, para além da vertente promocional, tem também como objectivo a informação dos elementos dos diversos partidos representados no parlamento nacional sobre a importância socioeconómica, histórica e cultural do Rum da Madeira, que é o único rum agrícola produzido em Portugal e que é classificado com “Indicação Geográfica Protegida” (IGP).

A dita acção, que será dirigida a cerca de uma centena de deputados, terá o seu início com uma intervenção da deputada eleita pelo circuito da Madeira, Sara Madruga, seguida de um discurso da presidente do IVBAM, Paula Jardim Duarte, complementando-se com uma apresentação, caracterização e prova de vários runs da Madeira, conduzida pelo sommelier madeirense Américo Pereira.
Estarão em prova runs de quatro empresas produtoras de Rum da Madeira, nomeadamente: Engenho Novo da Madeira, Lda.; J. Faria & Filhos, Lda. (Engenhos do Norte); Sociedade dos Engenhos da Calheta, Lda. e Florentino Izildo de Gouveia Ferreira (O Reizinho).

Os chocolates que serão servidos em harmonização com alguns dos runs da Madeira serão confeccionados por uma empresa madeirense.

Todo o espaço onde se realizará a supracitada acção será decorado com flores da Madeira e os arranjos florais contarão com a colaboração do arquitecto madeirense Dino Gonçalves.

O Rum da Madeira é um produto que, segundo o Governo, tem vindo a registar um crescimento sustentado e apresenta um grande potencial de crescimento na sua comercialização. Porém, a situação de ultraperiferia da RAM e todos os constrangimentos que dai advêm, reflecte-se em grandes dificuldades de acesso ao mercado nacional e mercados internacionais, fazendo com que até à data, o mercado regional tenha sido a principal via de escoamento da produção do Rum da Madeira, pelo que esta acção se reveste de particular importância para o Rum da Madeira.

Esta acção promocional é co-financiada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional, esclarece-se.