10 milhões de euros investidos em projeto turístico-cultural próximo do Cabo Girão

Foto: FN – Fabíola de Sousa- Cabo Girão

O Conselho de Governo reunido a 25 de junho reconheceu de manifesto interesse regional o projeto de investimento “Madeira Gardens, Art Center e Guest House” a levar a cabo em terrenos próximos do Cabo Girão e promovido pela empresa ‘Jardim das Nuvens, Unipessoal, Lda.’.

Segundo o Executivo, a intervenção prevista destaca-se por um variado conjunto de motivos, designadamente por apresentar claras vantagens decorrentes da privilegiada localização, sobranceira ao Cabo Girão, um dos locais icónicos da oferta turística regional e pelo facto do investimento previsto, na ordem dos 10.000.000 de euros, constituir um efetivo projeto de empenho hoteleiro, botânico, artístico e multicultura.

Acrescem ainda motivos de ordem urbanística, na medida em que a opção permitirá a requalificação de uma área significativa numa zona nobre do concelho de Câmara de Lobos.

O investimento ‘Madeira Gardens’ irá trazer uma coleção única e rara de plantas para a ilha da Madeira. A introdução cuidadosa e previamente autorizada das novas plantas e flores enriquecerá a flora local da Madeira.

Com base no ‘Madeira Gardens’ os investidores prevêem a abertura de uma escola de arte paisagística, que atrairá profissionais e entusiastas de paisagismo, bem como turistas interessados no tema.

Por sua vez, o Centro de Arte vai acolher exposições destinadas a promover jovens artistas portugueses contemporâneos, assim como artistas modernos internacionais. O espaço do Centro de Arte abrigará todos os tipos de arte, incluindo pinturas, instalações, fotografia e arte multimédia.

A Guest House, de dimensão reduzida para permitir um serviço de excelência, servirá como uma composição complementar ao Centro de Arte e aos Jardins. Permitirá a proximidade dos artistas, críticos de arte, palestras e cientistas para os visitantes e irá garantir um diálogo mais próximo e colaboração entre todos os participantes.