Alunos da Escola Jaime Moniz conetados com liceu americano por videoconferência

A celebração do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas coincide, este ano, com a primeira edição do “Mês de Portugal nos EUA”, uma série de eventos que ocorrem em diferentes regiões norte-americanas. Segundo o sítio da Presidência da República portuguesa, esta iniciativa visa “aprofundar as relações bilaterais e aumentar a visibilidade do nosso País”.

Assim sendo, e no decurso de uma proposta de João Gouveia, que trabalhou durante mais de trinta anos no Consulado português, em Newark, entendeu o Conselho Executivo da Escola Jaime Moniz não só acolhê-la mas também atribuir-lhe um caráter institucional com a participação do secretário regional da Educação, Jorge Carvalho.

O encontro, via videoconferência, ocorreu, esta sexta feira, com a presença de docentes e alunos da Escola S. Jaime Moniz e da East Side Highschool, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Os alunos da escola norte-americana frequentam aulas de Português e foi a importância desta língua que deu mote às intervenções e às conversas estabelecidas.

O Liceu norte-americano fez-se representar ao mais alto nível, através do seu director, Mário Santos (emigrante nos Estados Unidos há 46 anos), pelo subdirector, Luís Henriques, pela coordenadora do Clube Estudantes de Português, “Os académicos”, Lúcia Antunes  e por um conjunto de personalidades ligadas à cultura portuguesa naquela região: Sport Clube Português (Presidente Lisete Henriques), uma instituição fundada em 1911, o Sport Club de Portugal, União dos Clubes Portugueses (Presidente Fernando Grilo, Sport Clube de Portugal (Presidente La Salette Araújo), assim como diversos representantes de jornais e televisões.

O secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, salientou a importância deste encontro, no quadro das celebrações do Dia de Portugal, na união das comunidades e do significado da língua que nos une e obteve uma resposta muito comovente do público norte-americano, em especial de Fernando Grilo que se emocionou durante a sua alocução.

O presidente do Conselho executivo da Escola Jaime Moniz, Jorge Moreira, saudou o mentor da iniciativa, João Gouveia, e sublinhou o carácter histórico do momento de união entre os dois liceus.  Manifestou a sua alegria e entusiasmo assim como a importância do evento no âmbito da missão do Liceu.

Segundo os últimos censos, cerca de 1,4 milhões de portugueses e lusodescendentes vivem nos Estados Unidos, razão pela qual as celebrações decorrem, este ano, nesse país tendo Marcelo Rebelo de Sousa escolhido Onésimo Teotónio de Almeida, para presidir às celebrações.

De acordo com dados recolhidos pelo “Observatório da Língua portuguesa” e pelo Novo Atlas da Língua Portuguesa, esta é falada, atualmente, por 260 milhões de falantes e é língua oficial em nove países. É a quarta língua mais falada no mundo, a quinta mais usada na Internet e a terceira, nas redes sociais. Esta importância decorre, sobretudo, da influência do Português do Brasil.

A Língua e a Cultura portuguesas constituem um património intangível que percorre todos os continentes, de diferentes formas e com relevos de diversa natureza, mas constituem um dos principais ativos de afetos entre todos os que partilham os laços da portugalidade. Hoje, esses laços tornaram-se mais reais na celebração com a escola Jaime Moniz.