Padre Leonardo Torres partilha ensinamentos nas assembleias abertas ao público com testemunhos de curas

O padre Leonardo Roa Torres, na assembleia de hoje, na Igreja do Imaculado Coração de Maria.

O Padre Leonardo Roa Torres orientou, este fim de semana, duas assembleias do Renovamento Carismático Católico, abertas ao público, nas Igrejas do Caniço e do Imaculado Coração de Maria.

O sacerdote, que reside na República Dominicana e que está de visita à Madeira durante mais de um mês, tem aproveitado estes encontros com os madeirenses para partilhar alguns ensinamentos e viver experiências de cura e libertação, conforme vários testemunhos de alguns dos participantes nas assembleias.

Uma das ideias defendidas pelo padre Leonardo Torres é a de saber entregar as dores a Jesus, “na chaga do coração de Jesus”, o único com poder para curar. Se assim  for, “crescemos na paciência, uma vez que uma oração de poder é oferecer”. O caminho é muito simples, segundo o sacerdote, e passa por esta oração “Senhor Jesus, eu entrego-te esta dor que tanto me aflige. Persistir nesta entrega, a dor pode desaparecer”.

 

Roubar o milagre do céu

Na Igreja Matriz do Caniço, durante todo o dia deste último sábado, o sacerdote apelou também a saber “orar em código do céu”. Uma expressão que pretende levar os cristãos já não a continuar a se culparem mas a falar com Jesus nestes termos: “Senhor, obrigada, porque estive tanto tempo longe de ti e o Senhor me trouxe até aqui. Louvado sejas porque me libertaste da angústia”. Esta oração está também associada a outra que foi designada de “roubar o milagre de Deus”. Muitas vezes, os cristãos insistem excessivamente num pedido. O padre Torres recomenda também que se comece a dizer “obrigada, Jesus, pelo teu milagre”. Ainda que o milagre não tenha ainda sido alcançado, há que agradecer e louvar a Jesus como se já o tivesse conquistado. Aliás, o padre Torres lembra que a oração de Ação de Graças a Jesus é muito poderosa porque, na realidade, cada um tem muitas graças a dar a Jesus.

 

Não morreu… descansa no Céu

Outro ensinamento partilhado por este sacerdote, que mexeu com os presentes na assembleia, prende-se com a morte e a dor da perda. O sacerdote propõe outra abordagem: “Não se deve dizer que o pai ou a mãe morreu, mas sim, o pai e a mãe estão descansando no céu. Não se deve dizer que será dada a Santa Unção a um moribundo mas o visto para o céu. Há que falar de vida e não de morte, porque Jesus ressuscitou. Afinal, na morte, Jesus toma o que emprestou. Jesus comprou-me não com ouro nem com prata mas com o seu sangue. Por isso, nós somos um empréstimo de Deus. Quando o senhor nos chama, há que dizer: mesmo com lágrimas, obrigada senhor por me teres emprestado esta ou aquela pessoa; apesar da dor da partida, devolvo-te de todo o coração e obrigada Jesus por ma teres emprestado. Este é um caminho que tem libertado muita gente da depressão face à perda dos familiares”. Na sequência deste ensinamento, alguns participantes na assembleia deram testemunho desta cura interior, entre outras.

 

O poder de rezar o Terço

Na assembleia aberta deste domingo, já na Igreja do Imaculado Coração de Maria, o padre Leonardo Roa Torres dedicou-a a Maria, nomeadamente à importância de rezar o Santo Rosário. “Muitas pessoas aproximam-se de mim e pedem: padre ore por mim ou pela minha mulher ou filho… Eu pergunto: rezam o Rosário? E insisto: Quem tem mais poder, a Virgem Maria, a mãe de Jesus ou o padre Leonardo? A resposta é clara”.

O poder do Santo Rosário explica-se por se tratar, não de uma repetição vazia de palavras mas da Palavra de Deus. Por isso, “convido as pessoas que ofereçam a Maria o seu pedido, sem muitas palavras. A Virgem sabe o que necessitamos. Em cada mistério do Rosário, pedir à Virgem “Mãe, põe as tuas mãos sobre a minha família, sobre o meu trabalho, sobre os meus inimigos, sobre aquele doente…” E enquanto se reza o Pai Nosso e as 10 Avé Marias, a Virgem está trabalhando e intercedendo perante o seu filho. E o filho não nega nada à sua mãe”.

 

Apóstolos missionários

Outro apelo feito pelo sacerdote Leonardo Torres prendeu-se com o crescimento na vida cristã que passa pela vida apostólica. “Se eu quero avançar na vida apostólica, tenho de ser discípulo missionário, assim como Jesus chamou Pedro, João… Não posso ficar tranquilo, tenho que sair e anunciar, levar Jesus a todo o lado”. Neste sentido, o sacerdote indicou vários caminhos que poderão ser participados pelos leigos.

Por fim, para além dos momentos de louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento, o sacerdote Leonardo Torres lembrou que há muitas mães que se culpam e vivem anos e anos com a amargura dos abortos voluntários e involuntários. A estas convidou-as “a pedir a Jesus que receba as crianças abortadas; que Jesus as batize e lhes dê nome; depois, as inscreva no livro da vida e só assim Jesus poderá abrir a estas crianças as portas do céu; depois, as mães devem agradecer a Jesus por lhes ter dado a graça do perdão, oferecendo-lhes ainda os filhos abortados como seus anjos da guarda. No entanto, é necessário rezar uma missa por cada filho abortado.” No entanto, o sacerdote considerou o “aborto uma praga” que é preciso rejeitar sempre, em nome da vida.

Ambas as assembleias terminaram com a celebração da Eucaristia.

Nesta quarta feira, o sacerdote celebrará a Eucaristia na Igreja do Colégio, pelas 19h00, que será transmitida pelo Posto Emissor do Funchal.