Exposição madeirense “As Ilhas do Ouro Branco” premiada na gala da Associação Portuguesa de Museologia

Fotos: Rui Marote

A mostra ‘As Ilhas do Ouro Branco – Encomenda Artística na Madeira: Séculos XV-XVI’ conquistou o prémio de “Melhor Exposição Temporária”- em ex-aequo com o Museu da Marinha – atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), na sua Gala Anual que acabou, há pouco, no Museu dos Coches, em Lisboa, refere um comunicado de imprensa.

A exposição madeirense ganhou, ainda, o prémio na categoria de “Transporte de Património”, atendendo à complexidade logística que esteve associada ao transporte das cerca de uma centena de obras que estiveram presentes no Museu Nacional de Arte Antiga.
A secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço – acompanhada na cerimónia pela directora regional da Cultura, Teresa Brazão – sublinhou na oportunidade que estes prémios constituem “um importante reconhecimento de todo o trabalho, empenho e o envolvimento da Região na divulgação, projecção e partilha da sua história, no todo nacional”.

A governante recordou ainda que esta exposição “abriu, com chave de ouro, as Comemorações dos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e do Porto Santo, numa homenagem simbólica ao passado que pretende, acima de tudo, servir de base para o futuro e, particularmente, de motivação às novas gerações”.
As cerca de 100 grandes Obras que estiveram expostas no Museu Nacional de Arte Antiga ilustravam, precisamente, parte deste percurso, “afirmando-o e valorizando-o na base de uma matriz cultural que só se engrandece, se for partilhada e é essa partilha que hoje foi reconhecida através destes prémios, assim como também se reconhece o esforço e o investimento que o Governo Regional tem vindo a fazer no respeitante à sua política cultural”, reforçou.
Em nome do Governo Regional, Paula Cabaço agradeceu “o empenho e a extraordinária colaboração das várias entidades envolvidas, nomeadamente dos Curadores da Exposição, Francisco Clode e Fernando António Batista Pereira, dos emprestadores, nomeadamente da Diocese do Funchal e dos coleccionadores privados, assim como do Museu Nacional de Arte Antiga que acolheu a referida exposição”.
A cerimónia contou com o alto patrocínio da Presidência da República e teve Marcelo Rebelo de Sousa no seu encerramento, entre outras altas personalidades e individualidades ligadas à área da cultura.
Os prémios APOM, atribuídos anualmente, destinam-se a reconhecer, divulgar e premiar a imaginação e a criatividade dos Museólogos portugueses e o seu contributo efectivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, assim como homenagear o papel de outras entidades vocacionadas para a salvaguarda e valorização do património cultural, sendo esta cerimónia, também, uma forma de dar maior visibilidade e projecção ao que de melhor se faz, no âmbito da museologia, no nosso país.