Eurodeputada preocupada com os 120 mil emigrantes madeirenses no Reino Unido

Cláudia coim BarnierBarnier
Cláudia Monteiro de Aguiar, eurodeputada do PSD, participou numa reunião com Michel Barnier, negociador chefe da UE para o Brexit.

Cláudia Monteiro de Aguiar participou hoje numa reunião com Michel Barnier, negociador chefe da União Europeia para o Brexit, com os restantes eurodeputados das regiões ultraperiféricas. Foi nesse encontro que a eurodeputada demonstrou também preocupação pela forma como “serão assegurados os direitos e garantias dos mais de 120 mil emigrantes Madeirenses no Reino Unido, mas também dos passageiros e dos visitantes, por exemplo em termos de acesso a serviços de saúde.”

Para a Eurodeputada do PSD, “as preocupações relativas ao impacto económico da saída do Reino Unido da UE centram-se em duas grandes áreas, o turismo e os transportes, ambas fundamentais para a Ultraperiferia Madeirense”.

Cláudia Monteiro de Aguiar salientou ainda a importância de se chegar a um acordo antes de 30 de Março de 2019, que preserve as ligações aéreas através do Céu Único Europeu. “O contrário, somado à importância do Reino Unido enquanto principal fonte de receitas de turismo, são motivos mais que suficientes para debater especificamente o impacto nas RUP, ao mais alto nível”. Para a Eurodeputada, “uma interrupção dos transportes teria consequências desastrosas para a Madeira e para a União”.

Uma outra preocupação está relacionada com as atividades das empresas que têm de ser salvaguardadas, sobretudo das PME, que, sem mercado único, não têm a mesma liberdade para se estabelecer.