Greve de administrativos no serviço de Saúde continua amanhã

Os números são divergentes mas o que é certo é que a greve de assistentes administrativos, assistentes técnicos e técnicos superiores do SESARAM causou hoje alguma perturbação no regular funcionamento dos serviços.

Serviços como o internamento, a cardiologia, a pediatria e a consulta externa do SESARAM estiveram hoje a meio gás por causa da greve.

Na consulta externa, o serviço foi praticamente assegurado por pessoal do desemprego.

Contudo, segundo o Serviço de Saúde da RAM, E.P.E (SESARAM) a adesão à greve dos funcionários do SESARAM, exceto médicos e enfermeiros, no dia de hoje, 02 de maio de 2018, foi a seguinte:

Turno da Manhã: 13% dos 1401 funcionários previstos, 184 aderiram à greve (estes números contemplam o período da noite, a partir das 0h:00 horas do dia de hoje).

Turno da Tarde: 8% dos 822 funcionários previstos, 66 aderiram à greve.

Segundo o SESARAM, estes números “correspondem à greve de todos os funcionários previstos para o exercício de funções no dia de hoje (exceto médicos e enfermeiros), incluem todas as categorias profissionais pertencentes aos Hospitais, Unidades e Centros de Saúde geridos pelo SESARAM”.

A greve continua amanhã, dia 3 de maio.

Os trabalhadores não pertencentes a carreiras de regime especial protestam pela crescente degradação das suas condições de trabalho.

Segundo o pré-aviso lançado pelo SINTAP, os trabalhadores reivindicam:

– a progressão na carreira para todos os trabalhadores;

– a dignificação das carreiras;

– o reforço de recursos humanos nos respetivos quadros de pessoal dos hospitais EPE e demais serviços na dependência e/ou tutela do Ministério da Saúde;

– o pagamento das horas de trabalho extraordinário vencidas e não liquidadas;

– a possibilidade de inscrição na ADSE para todos os trabalhadores;

– a celebração de acordo coletivo para os trabalhadores com contrato individual de trabalho nos hospitais EPE, conferindo-lhes um regime de carreira que promova a igualdade face aos demais colegas de serviço;

– aumentos salariais justos que travem a degradação salarial.