Francisco Franco dedica semana de 23 a 27 de abril a clubes, núcleos e projetos

A Escola Secundária de Francisco Franco vai ser palco, entre 23 e 27 de abril, da 24.ª edição da Semana dos Clubes, Núcleos e Projetos, certame que vai mostrar à comunidade as múltiplas atividade de complemento curricular que decorrem naquele estabelecimento ao longo do ano.

A abertura dos vários standes realiza-se às 10 horas no Ginásio central, seguindo-se na de Sala de Sessões a apresentação do livro A Laurissilva é a minha casa da autoria de Ana José Ferreira, professora da Escola Francisco Franco, e Gilberta Rodrigues.

No âmbito da apresentação deste livro, que será efetuada por José Alberto Gonçalves, haverá um momento com “Poemas do Feiticeiro do Norte”, musicados pelo professor Mário André, e declamação de poesia produzida por alunos das turmas de Literatura Portuguesa da escola.

Ainda na manhã do dia 23 é inaugurada a exposição coletiva “Dias Claros”, mostra de trabalhos produzidos no Núcleo de Desenho e Artes Plásticas, que ficará patente no átrio da escola até 4 de maio.

Também durante a manhã do dia 23 é exibida a dramatização “Igualdade de Género”, iniciativa do projeto Parlamento dos Jovens da Escola Francisco Franco, que será replicada ainda nos dias 24 e 26.

No dia 26, pelas 10 horas, Guida Vieira, Rafaela Fernandes, Marta Caires e Valentina da Silva Ferreira deslocam-se à Francisco Franco para falarem de “Liderança no Feminino”, palestra organizada em parceria pelo Clube Europeu e Biblioteca da escola.

Na quinta-feira, 26 de abril, haverá ainda “Demonstração de Dança e Esgrima medieval” exibição a cargo do projeto de Recriação Histórica; apresentação dos programas europeus Erasmus+ e SVE com testemunhos de alunos participantes; atribuição de prémios aos vencedores do concurso dos trabalhos a aguarela “De Roma a Lisboa – um monumento para um tratado”. Este dia termina com a 10.ª edição do concurso “Vozes Francisco Franco”.

O grupo de teatro da escola Oficina Corpus leva a cena no dia 27 duas exibições de “Hostel a vida é bela”, a sua mais recente criação: uma às 17 e outra às 20 horas.

Ao longo de toda a semana há demonstrações de robótica, assim como standes interativos expositivos do Clube de Mindfulness; do Clube Europeu; do Núcleo de Música; do projeto Parlamento dos Jovens; do projeto Podengo e do projeto Recriação Histórica. No intervalo das aulas, o Núcleo de Música dinamiza atuações musicais e o projeto GPS (Gerar Percursos de Sucesso) promove a atividade “Caminho do Autoconhecimento”.