Centeno anuncia menos impostos e recrutamentos na Administração Pública em áreas especializadas

Centeno PEC
O ministro das Finanças anunciou uma redução de impostos já em 2019, como prevê o Programa de Estabilidade para o período até 2022.

O ministro das Finanças anunciou hoje que o défice do País, em 2018, fica pelos 0,7% do PIB. Mário Centeno fez a declaração durante a apresentação do Programa de Estabilidade projetado para os próximos quatro anos e meio, até 2022, onde há a meta de redução da dívida pública.

O ministro traçou um quadro “cor de rosa” do País, com crescimento do rendimento das famílias, da baixa do desemprego (7,6 em 2018), dos salários mais altos, mais dinheiro na Saúde. “Estamos melhor, temos menos défice, mas ainda temos défice. Podemos encarar o futuro com confiança. Em 2018, em função dos compromissos assumidos, nos primeiros três meses, houve crescimento nas despesas com pessoas, nas pensões, que se aproxima dos 4%. O País vai resolvendo os seus desafios, um após um. A dívida, ao longo do período do Programa de Estabilidade, até chegar ao valor de 122% em 2021. Projetamos um forte aumento do investimento.

Centeno confirma que haverá uma mexida no IRS, atendendo a que o Programa de Estabilidade e Crescimento prevê uma perda de 200 milhões em 2021. “Haverá uma redução do IRS, em 2019, dando continuidade à reforma do IRS que estamos a implementar, envolvendo 155 milhões de euros. Haverá ainda uma medida adicional de redução da carga fiscal, em 2021.

Em matéria de Função Pública, o ministro anunciou que o Governo irá promover um processo de recrutamento em áreas especializadas, onde ao longo dos últimos anos a Administração Pública viu-se privada desse conhecimento, além da necessidade de rejuvenescimento”.

Mário Centeno, no período de perguntas dos jornalistas,