Varadouro de Câmara de Lobos com seis zonas, ordenamento é para entrar em vigor no mês de maio

Pedro Coelho C. de Lobos varadouro
Pedro Coelho reuniu com pescadores e proprietários de embarcações para falar do ordenamento do varadouro.

O ordenamento do varadouro, em Câmara de Lobos, esteve em debate, hoje na Casa da Cultura daquele concelho, num encontro entre o presidente da Câmara, Pedro Coelho, e pescadores e proprietários de embarcações, com a presença, ainda, de reuniu esta manhã, pelas 10h00, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos,  de representantes da APRAM e da Direção Regional de Pescas (DRP).

 

A proposta de ordenamento formulada pela autarquia, de acordo com uma informação hoje veiculada e enviada aos orgãos de comunicação social, visa “organizar a ocupação do espaço público do varadouro, sendo que Pedro Coelho revelou ser intenção da autarquia que “o novo ordenamento entre em vigor logo no início do mês de maio, estando neste momento em fase de publicitação, por parte da APRAM, do aviso que irá fixar as novas regras de funcionamento. Com a proposta formulada, o varadouro de Câmara de Lobos será dividido em 6 zonas, devidamente delimitadas.

A zona A compreende a rampa de varagem, será destinada ao acesso à área molhada ou à margem. Esta zona verá permanecer sempre desimpedida sendo expressamente proibido deixar no seu pavimento qualquer tipo de material ou embarcação, colocar ou abandonar redes e aprestos de pesca ou qualquer outro objeto, independentemente da sua natureza.

A zona B destina-se à varagem de embarcações de pesca profissional no ativo, com comprimento fora a fora não superior a 10 metros. A zona C destina-se à varagem de embarcações de pesca de recreio de construção em madeira de tipologia típica tradicional, no ativo, com comprimento fora a fora não superior a 7,5 metros. A zona D será reservada para corredor de acesso destinado a pequenas embarcações de pesca, motas de água, pranchas ou outros, o qual deverá permanecer sempre desimpedido. As zonas E e F serão reservadas à varagem de embarcações temporariamente inativas.

A Câmara dá conta que os “os proprietários de embarcações atualmente estacionadas ou que pretendam vir a estacionar no varadouro de Câmara de Lobos, deverão assim, no próximo mês de maio, proceder ao pedido de autorização para estacionar as respetivas embarcações no local. Com a entrada em funcionamento do novo normativo, será apenas autorizada a varagem de embarcações que reúnam os requisitos anteriormente enunciados, devendo as mesmas ser de tipologia tradicional.”

O autarca reforçou que a Câmara Municipal pretende proporcionar adequadas condições para que os pescadores no ativo possam exercer a sua atividade, bem como preservar a identidade da baía com a presença das embarcações tradicionais do concelho.”