Acervo da escritora Maria do Carmo Rodrigues entregue hoje à Região

A cerimónia têm lugar hoje no Arquivo Regional.

Hoje, dia 2 de abril, Dia Internacional do Livro Infantil, pelas 17.00 horas, nas instalações do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, no Caminho dos Álamos, Santo António, Funchal, terá lugar a cerimónia de abertura da Exposição Maria do Carmo Rodrigues e a escrita de receção infantojuvenil, seguida da assinatura do auto de doação do acervo da escritora e da conferência proferida pela Prof.ª Leonor Coelho.

A cerimónia será presidida pela Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço.

O acervo é entregue à Região pela sobrinha da autora, Maria Antonieta Abreu Castaño. Deste conjunto documental, com datas entre 1919 e 2014, destacam-se alguns textos originais produzidos na década de 40, além de correspondência diversa, contos, novelas e textos para teatro, num total de mais de 300 documentos. Além dos documentos pessoais e familiares, este acervo reúne documentação resultante da sua atividade enquanto diretora do jornal infantil “A Canoa” (secção C), que funcionou no Funchal entre 1969 e 1971, como colaboradora da Biblioteca “O Jardim” (secção D), bem como da sua atividade associativa – na Associação “Lions Clube” (secção E) e na Associação Portuguesa de Escritores (secção F).

Este arquivo estará brevemente disponível ao público.

Após a assinatura do auto de doação, segue-se a conferência “Cosmovisão da Ilha e do Mundo: Percursos pela escrita de receção infantojuvenil de Maria do Carmo Rodrigues”, proferida pela Prof.ª Doutora Leonor Coelho.

A exposição no ABM com o título “Maria do Carmo Rodrigues e a escrita de receção infantojuvenil. A Ilha ao Mundo” percorre a vida e obra da escritora, com referências às obras que publicou e aos projetos mais importantes da sua carreira. Inclui uma mostra bibliográfica e documental, com exemplos das suas obras e dos documentos de arquivo doados, que ficará patente ao público até ao próximo dia 31 de maio.

Acresce referir que o Serviço Educativo disponibiliza visitas orientadas à Exposição, destinadas a alunos do secundário e ensino universitário.