Miguel Marques e João Vítor (CEOL) em destaque no Campeonato Nacional de Natação e no “Meeting” da Madeira

Fotos CEOL.

Nos dias 22 e a 25 de março, decorreram, na piscina do CPO da Penteada, o Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos de Piscina Longa, organizado pela Associação de Natação da Madeira e Federação Portuguesa de Natação. Estiveram presentes cerca de 629 nadadores, num total de 106 clubes de Portugal – Continente e Madeira.

Segundo uma nota informativa da coordenadora do Clube Escola O Liceu (CEOL), Ana Afonso, ao longo destes quatro dias, foram obtidos mínimos para os Jogos Olímpicos, Campeonato da Europa e outros eventos internacionais e ainda foram obtidos novos recordes nacionais absolutos e de categorias, quer de natação pura quer de adaptada.
Miguel Marques (Sénior) e João Vítor Fernandes (Júnior), ambos atletas do CE O Liceu estiveram em grande destaque nesta competição, tendo sido apurados para a final A dos 50m Mariposa.
João Viítor Fernandes foi Vice-Campeão Nacional de Juniores, com o tempo de 25″.87, obtendo desta forma mínimos para os campeonatos nacionais de Verão e Open de Portugal, que se realizarão em julho, em Lisboa, na piscina do Jamor.
Miguel Marques foi o único madeirense com podium no escalão de Absolutos, obteve a medalha de bronze nos 50m Bruços, com o tempo de 29″.80.
Meeting da Madeira
No dia 26 de março, realizou-se mais uma grande competição de nível nacional – Meeting da Madeira, em Piscina Curta – onde estiveram presentes vários atletas nacionais e regionais.
Miguel Marques foi uma das grandes figuras desportivas ao alcançar a medalha de ouro nos 50m Bruços com o tempo de 28″.95, marca que constitui novo Recorde Regional de Seniores e Absolutos, sendo o primeiro atleta madeirense a baixar a barreira dos 29 segundos.
Na prova de 50m Mariposa, Miguel Marques esteve novamente em alto nível, ao obter a medalha de prata nos 50m Mariposa com o tempo de 24″.7, marca que também constitui novo RR de Seniores e Absolutos e João Vítor alcançou a medalha de bronze, com o tempo de 25″.74 sendo os melhores madeirenses nesta prova.
André Jorge, treinador do CE O Liceu, sente-se orgulhoso dos seus atletas e refere que “os resultados obtidos são o produto do trabalho efetuado nas duas últimas épocas. É bastante gratificante e serve de motivação para que os atletas continuem a empenhar-se na procura de mais e melhores resultados!”
O objectivo final é fazer mínimos para os campeonatos da Europa de juniores e Absolutos.