Mais 45% de trilhos para BTT na Região

BTT SantanaVGOMES 28 03 2018_VPG8101
O Governo investiu 2 milhões para recuperação de trilhos de BTT e percursos pedestres.

O Picaroto, na subida para a Achada do Teixeira, marca a abertura do novo trilho para BTT que a secretaria regional do Ambiente e Recursos Naturais disponibiliza desde já. Susana Prada, a governante que tutela a pasta, visitou o local, onde anunciou a abertura de três novos trilhos, que se juntam aos 10 já existentes, representando um aumento de 45% da oferta atual. O trilho hoje visitado termina no Pico das Pedras.

De acordo com Susana Prada, o Governo Regional tem 2 milhões para investir nos trilhos de BTT e percursos pedestres, consequência do «aumento verificado no interesse por este tipo de atividades lúdico-desportivas». «Queremos, também, que a atividade cresça de forma sustentada e sustentável. Nesse sentido, além dos 7 existentes, criamos mais 3, passando de 35 km de percurso existente para 45 km. O objetivo é compatibilizar a prática de BTT com as outras atividades de montanha. É também fundamental respeitar a propriedade privada, assim como manter a conservação da natureza», destacou Susana Prada.

A autorização para a prática desta modalidade é dada, gratuitamente, pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN). Para obter a autorização – aceder aos serviços online do IFCN ou enviar email para: dsgfb.ifcn@madeira.gov.pt

O Governo pretende abrir mais trilhos no futuro, para já existem três novos percursos em condições de serem disponibilizados, com uma extensão total de 10 km:

Pico das Pedras – percurso 100% inserido no Perímetro Florestal, com inicio no Picaroto e término no Pico das Pedras (junto à zona de lazer); 2.5 km de extensão.

Montado da Esperança – percurso com início na Levada da Negra e término na Alegria, Freguesia de S. Roque; 6.2 km de extensão.

São Jorge – percurso com inicio na Boca das Voltas e término na Casa do Ovil, Freguesia de São Jorge; 1.5 km de extensão