Ribeira Brava vai celebrar festa de São Bento

Ribeira Brava vai celebrar festa de São Bento

Sílvio Mendes

Na paróquia da Ribeira Brava, está a decorrer a Semana de São Bento, tempo de preparação para a festa do padroeiro daquela comunidade.

Até ao próximo sábado, dia 17 de março, serão celebradas novenas e missas na igreja da Ribeira Brava às 19h30.

No próximo domingo, dia 18, a Eucaristia que assinalará a festa de São Bento principiará às 15 horas. No final realizar-se-á a procissão que inclui o «sermão das Bagaceira» .

A explicação da origem deste sermão está destacada num memorial colocado no adro da Ribeira Brava: «em tempos idos a ribeira ameaçava transbordar as margens e assim destruir a vila.

Na aflição, o povo com o pároco foram em procissão com São Bento até ao lugar da bagaceira (hoje Escola Pe. Manuel Álvares).

O pároco tomou o báculo de São Bento e atirou-o para a ribeira que não transbordou e a vila ficou a salvo da fúria das águas.

Mais tarde, o báculo veio a ser encontrado no adro. O povo atribui o milagre a São Bento.

Todos os anos na festa do Santo, a procissão detém-se neste local e aí é recordado este acontecimento, conhecido como o Sermão da Bagaceira».
A festa de São Bento na Ribeira Brava é feita apenas a nível litúrgico pois estamos a viver a Quaresma tempo de reflexão nada propício a arraiais.

São Bento, nasceu na Núrsia, interior da Itália e entre os anos 480 a 547 e fundou o Mosteiro do Monte Cassino. Além de evangelizar, preservou e documentou muitos manuscritos; também deu assistência aos pobres e ensinou aqueles que desejavam aprender. Por isso, sua ordem, que tinha uma vasta biblioteca, se tornou um dos maiores centos culturais da Europa na Idade Média.
Dedicou a sua vida ao cristianismo criando a Regula benedicti (A Regra), com o lema era Ora et labora (reza e trabalha), cujo propósito foi o de criar normas sobre a vida em serviço à Deus.
No ano de 1964 o Papa Paulo VI designou-o padroeiro da Europa, sendo também patrono da Alemanha.
No dia 15 de março de 547, ele anuncia a alguns monges que a sua morte estava bem próxima, e pede-lhs que comecem a fazer a sua sepultura. Faleceu dia 21 de março.
É venerado não apenas por católicos, como também por ortodoxos e anglicanos.