Marinha e Sanas realizaram exercício de busca e salvamento

A Marinha e a Autoridade Marítima realizaram ontem, em articulação com o Serviço Regional de Protecção Civil e com a Associação Madeirense para o Socorro no Mar – SANAS Madeira, um exercício de busca e salvamento ao largo da ilha da Madeira. De acordo com uma informação da Marinha, o exercício realizou-se segundo o conceito de preparação de equipas de intervenção para resposta a acidentes marítimos, integrado no plano de desenvolvimento do treino de cooperação de busca e salvamento (SAR) e conjugou igualmente a articulação de procedimentos de evacuações médicas por via marítima.

O simulacro contou com o empenhamento do navio-patrulha oceânico NRP Douro, da embarcação salva vidas ISN SR40, do dispositivo de socorro da Capitania do Porto do Funchal, e igualmente das embarcações do Sanas Madeira “Salvador do Mar” e “Atlântico 101”, de acordo com o protocolo de cooperação entre a Marinha, a Autoridade Marítima Nacional e o SANAS.

Foram realizadas actividades de resgate e evacuação em coordenação com os elementos das Equipas Médicas de Intervenção Rápida (EMIR) e dos Bombeiros Municipais de Machico, que integram o módulo de técnicas de sobrevivência no mar ministrado pela Escola da Autoridade Marítima, através do Núcleo de Formação Náutica. Tudo para treinar os procedimentos de evacuações médicas por via marítima e assegurar um padrão de acções no que concerne ao socorro marítimo.