Almirante Silva Ribeiro, novo chefe de Estado Maior das Forças Armadas, visita a RAM no dia 14

*Com Rui Marote

Conforme apurou o Funchal Notícias em primeira mão, o almirante Silva Ribeiro visitará a Madeira no próximo dia 14 do corrente. Este militar da Marinha, que tem mantido uma relação bastante próxima com a Região no desempenho do cargo de chefe do Estado Maior da Armada (CEMA), chegou no passado dia 29 de Fevereiro ao cume da sua carreira, tendo sido empossado como chefe do Estado Maior General das Forças Armadas (CEMGFA).

Esta é, pois, a primeira vez que visitará o arquipélago após ter sido nomeado para o cargo superior de gestão das Forças Armadas Portuguesas, o único abaixo do de chefe supremo, que é, por inerência, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que ainda há dias investiu Silva Ribeiro das novas funções, no Palácio de Belém.

O almirante Silva Ribeiro tem já marcada uma apresentação de cumprimnentos ao representante da República, Ireneu Cabral Barreto, pelas 19h30 do dia 14 de Março, no Palácio de São Lourenço.

Ambos os cargos, de CEME e de CEMGFA, pertencem ao Conselho de Defesa Nacional, que é presidido por Marcelo Rebelo de Sousa, que tomou posse como mais alto magistrado da nação há dois anos.

Silva Ribeiro tem sido o responsável por uma maior aposta da Marinha e da Autoridade Marítima nas ilhas, tendo-se interessado particularmente pelo investimento na vigilância das ilhas Selvagens, e no estabelecimento de um posto permanente da Polícia Marítima naquela reserva natural, bem como do investimento na melhoria das instalações disponíveis.