O KO de Paulino Ascenção!

Ilustração José Alves.

KO é uma abreviatura da palavra inglesa KnockOut. Normalmente significa um golpe num confronto entre pugilistas. KnockOut resulta da junção de duas palavras (knock, que significa batida/golpe e out que significa fora).

Na última Convenção Regional do Bloco de Esquerda (BE), a lista de Paulino Ascenção bateu a de Roberto Almada. Dos 182 aderentes que votaram, Paulino Ascenção obteve 114 votos, Roberto Almada 66.

A diferença foi significativa. Os bloquistas madeirenses optaram pela renovação (a palavra pede direitos de autor!).

Roberto Almada despede-se da coordenação regional do BE depois de 10 anos a dar ao litro. Labutou e conseguiu um grupo parlamentar na Assembleia Regional e, pela primeira vez, a Madeira elegeu um deputado do BE à Assembleia da República.

Mas não bastam os resultados. A história demonstra que os afetos também contam. E as relações entre as pessoas são tramadas.

Qual o dedo de Guida Vieira nesta vitória? Como vai o novo coordenador regional lidar com Roberto Almada e Rodrigo Trancoso que têm assento na Assembleia Regional?

Vai Paulino Ascenção continuar em São Bento em prejuízo do trabalho de campo? Convém pôr as barbas de molho! Basta olhar para o que sucedeu com a liderança do PS-Madeira!