Carnaval “já mexe” nas ruas do Funchal: cortejo mostra muita cor e folia

 

Fotos: Alfredo Rodrigues

Já começou, nas ruas do Funchal, o habitual cortejo de Carnaval. As diversas “troupes” que proporcionam, com as suas vestimentas alusivas, considerável movimentação à baixa funchalense já estão a percorrer as principais artérias, no improvisado “sambódromo” da marginal, transmitindo muita cor e muita folia aos seus concidadãos madeirenses e também àqueles que nos visitam.

 

O Carnaval, como é sabido, é um considerável cartaz turístico e contribui para trazer à Região muitos visitantes estrangeiros que gostam de apreciar aquele que já se tornou, há muitos anos, um evento incontornável do calendário de festividades.

 

A encabeçar este desfile, estiveram as troupes de João Egídio, com tema dos “Anos Dourados”, no qual se notaram elementos verdadeiramente dionisíacos, com as roupagens douradas e reduzidas dos foliões a remeter para as antigas festividades que, na Antiguidade, foram precursoras do Carnaval. Muita animação a abrir o desfile, que prosseguiu com a Turma do Funil, cuja temática escolhida foi o próprio desfile: “30 anos de glória e euforia”. As cores dominantes eram o branco, o azul, o verde, o roxo, exibindo os figurantes – quase duas centenas – grandes plumagens.

Não ficou atrás a “Geringonça”, uma troupe já bem tradicional do Carnaval madeirense, que desta feita optou pela temática do “Carnaval de outros tempos”, com as cores dos fatos a lembrarem, com as suas tonalidades negras e vemelhas, e, naturalmente, a própria confecção dos mesmos, os loucos anos 20. Pelo meio, os 190 figurantes exibiram outras fantasias mais típicas do Carnaval brasileiro.