Navio-escola Juan Sebastián de Elcano passa pelo Funchal; embaixador espanhol vai visitá-lo

Foto Wikipedia

O navio-escola da Armada espanhola, Juan Sebastián de Elcano, visitará a Madeira a partir de quinta-feira, dia 15, até domingo, dia 18 do corrente mês de Fevereiro. A chegada desta embarcação ao cais 2 do terminal sul do porto do Funchal está prevista para as 17h30.

As 11h00 de sexta-feira, 16 de Fevereiro, o navio será visitado pelo embaixador de Espanha em Portugal, Eduardo Gutiérrez Sáenz de Buruaga.

Está prevista para as 11h45 a celebração de uma conferência de imprensa, dada pelo embaixador e pelo comandante do navio, capitão-de-mar-e-guerra, Ignacio Paz García.

Já no domingo, 18 de Fevereiro, está programado um acto de juramento de Bandeira para o pessoal civil da Comunidade Espanhola. O pessoal que esteja interessado em efectuar o acto de juramento pode estabelecer contacto com o Cónsul Honorário de Espanha na Madeira, João Santos.

O embaixador espanhol em Portugal, que visitará o navio no Funchal (foto El Periodista Digital)

O Juan Sebastián de Elcano” poderá ser visitado no sábado, dia 17 entre as 09h00 e as 13h00, e as 15h00 e as
18h00, informa o consulado. Partirá do Funchal às 17h30 do dia 18.

Este navio-escola, Juan Sebastian de Elcano está a realizar o seu nonagésimo cruzeiro de instrução, com 61 “Guardiasmarinas” (aspirantes) da Escola Naval de Marín.

Acompanham-nos 21 oficiais, 21 suboficiais, 127 praças da Marinha e dois civis.
Para este 90º cruzeiro de instrução, os 61 “Guardiasmarinas” (guarda-marinha,aspirante a oficial) estarão a bordo do Juan Sebastián de Elcano seis meses, desde o 11 de Fevereiro, data em que partirão do porto de Cádiz, até 11 de Agosto.

Durante esta viagem, em que passarão 75 por cento do tempo a navegar, atravessarão 20.000 milhas a uma velocidade de cinco nós e meio, tocando onze portos e bordejando a América do Sul, cruzando para este fim o
Cabo de Fornos e o Canal do Panamá.

O “Juan Sebastian de Elcano” tem 113 metros de comprimento, 13,1 metros e boca e 8,2 metros de calado.