Alberto João apresenta amanhã novo livro de Aires Gameiro

“Transmigrações e cenários de lusofonia e cultura cristã na Europa. Em mais de uma centena de relatos de viagens por 25 países, 1956-2016”, é o título do novo livro de Aires Gameiro (sacerdote da Ordem Hospitaleira) que será apresentado esta segunda-feira, dia 29 de janeiro, às 18 horas, no auditório da Reitoria da Universidade da Madeira (UMa), Colégio dos Jesuítas, Funchal.

A obra será apresentada pelo Dr. Alberto João Jardim; e na sessão tomará também a palavra o Prof. Sílvio Fernandes, Vice- Reitor da UMa.

«Aires Gameiro confirma superlativamente neste livro a sua condição de homo viator, de peregrino incansável da fé e da cultura. Afirma-se como observador e narrador de micro-histórias, de factos, de exemplos, de vestígios da fé na cultura e da cultura na fé. Encontramos aqui retratos vivos das suas viagens pela Europa de ontem e de hoje em que a mescla de expressões culturais, modos de ser e de estar mostra a beleza da diversidade que faz da nossa Europa um pequeno grande continente. Este é um livro que vale a pena ler», considera o Prof. José Eduardo Franco.

Alguns conteúdos do livro:
– Emigrantes portugueses e problemas de migrações em 9 países; Políticas de saúde, álcool, alcoolismo, saúde mental…; Colaboração SAAP-IOGT-Eurocare em 13 países; Memórias e vestígios de Nazismo em 5 países; História de Comunismo e Igreja em 6 países; Presenças do português S. João de Deus e OH em 11 países (área da saúde); Protestantismo e evangelização em 7 países nórdicos e do centro.