Seminário da arte marcial coreana Hapkido dia 27 no ginásio de Santo António

O mestre Emanuel Caetano, 4º dan de Hapkido, orientará um estágio desta arte marcial coreana no Funchal, mais precisamente no ginásio de Santo António, no dia 27 de Janeiro, às 15 horas. Conforme a definição de Sofia Pires, instrutora de Hapkido que orienta esta modalidade na Região Autónoma da Madeira, esta prática nasceu da junção de artes japonesas de combate com as suas homólogas coreanas e é composta por técnicas duras e suaves, utilizando movimentos circulares, socos, pontapés, quedas, projecções e técnicas de desequilíbrio do adversário. Como no judo, por exemplo, o princípio é o de aproveitar a energia do adversário a nosso favor. Como armas tradicionais o Hapkido utiliza a bengala, o cinto e o pau curto.

foto de arquivo, wikipedia

Surgiu pela primeira vez na Madeira em 2012, pelas mãos do mestre Emanuel Caetano, da Associação de Hapkido do Porto. Tem vindo a crescer, desde então, sob a orientação da instrutora Sofia Pires, sempre em parceria com a Associação de Hapkido do Porto, e conta, presentemente, com mais de 40 praticantes na região (crianças, adultos e jovens com necessidades especiais).

No dia 27 de Janeiro, decorrerão exames de graduação por volta das 10h, seguindo-se um seminário de defesa pessoal a partir das 15 horas, aberto ao público, no ginásio de santo António, Funchal. O evento contará com a presença do mestre portuense Emanuel Caetano, 4º dan de Hapkido KHF.