Pedro Calado considera sistema regional de Saúde um sucesso

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, referiu-se hoje, na abertura do Fórum da Sociedade Ibérica sobre Telemedicina e Telesaúde que decorre na Madeira, ao tema da Saúde como sendo uma área “transfronteiriça” na qual “a cooperação e a troca de ideias e experiências constituem uma mais-valia para todas as partes”.

“Estou certo que este encontro irá criar os alicerces para a construção de um futuro marcado por uma maior cooperação entre as regiões portuguesas e espanholas, em matéria de promoção da Saúde das populações que servimos”, afirmou. “Queiramos, a partir daqui, ser uma referência de excelência para uma União Europeia mais integrada, mais próxima dos cidadãos e com mais vantagens para a sua qualidade de vida”.

O desempenho económico de um território depende do seu capital em saúde e este resulta do saldo entre os investimentos realizados em saúde, nomeadamente o acesso a cuidados médicos, a promoção de hábitos de vida saudáveis e factores como a longevidade da sua população”, opinou.

Pedro Calado elogiou o Serviço Regional de Saúde como “indiscutivelmente, uma das medidas de maior sucesso nas políticas públicas, implementadas com a Autonomia regional. Hoje, a Madeira dispõe de uma rede moderna de serviços de saúde que cobre todo o território regional, assim como unidades hospitalares diferenciadas e de fim linha, capazes de responder desde as situações mais simples, às mais complexas. A evolução do nosso serviço de saúde é inegável e esta tem sido decisiva para o nosso nível de crescimento económico e social”.

Referindo-se ao “futuro Hospital Central da Madeira”, que a Região “se prepara para construir”, classificou-o como “uma unidade imperativa para responder aos grandes desafios que se colocam à saúde e essencial ao nosso desenvolvimento enquanto região insular e ultraperiférica”.

Dentro da saúde digital, acrescentou, a integração da telesaúde e da telemedicina “são, decididamente, apostas deste Governo Regional para responder aos grandes desafios desta área crucial da governação”.