Projecto “Brincos de Ponta”, para divulgar Património Imaterial

É já na próxima sexta-feira, dia 19 de Janeiro, pelas 16 horas, que será inaugurada a exposição documental tripartida no âmbito do projecto Brincos de Ponta – Práticas do Património Cultural Imaterial de Ponta Delgada, promovida pela Associação ACANGA, em parceria com a Associação Xarabanda e com o apoio de diversas entidades públicas e privadas do concelho de São Vicente, e bem assim da Direcção Regional da Cultura.

Este projecto intitulado “Brincos de Ponta” principiou em Março de 2017 aquando da realização da tradição ancestral da Serrada da Velha no sítio da Primeira Lombada em Ponta Delgada. O mesmo incorpora um conjunto de acções que visam a promoção e divulgação de um conjunto de práticas do PCI de Ponta Delgada, que não encontram paralelo em outras localidades da Região: a Serrada da Velha, o Jogo da Gangorra e o toque do Pife.

O conjunto documental “Serrada da Velha: 20 Anos na Memória” tem estado patente em diversos espaços de exposição há quase um ano. Desta feita, segundo informam ao FN, estará aberto a visitas em dois locais diferentes: no seu formato original, na Biblioteca Municipal do Funchal até 31 de Janeiro; e em formato adaptado, na Sala de Leitura Geral até 31 de Março. Relativamente às outras duas práticas, o Jogo da Gangorra e o toque do Pife, estas foram agrupadas no conjunto “20 Anos na Memória: Gangorra ao Som do Pife”, cuja mostra foi inaugurada no passado dia 26 de Dezembro, aquando da realização das festividades da Primeira Oitava do Natal em Ponta Delgada. À semelhança do primeiro conjunto expositivo, esta mostra documental seguirá também um itinerário específico ao longo de diversas localidades e espaços de exposição da RAM. Na Câmara Municipal de São Vicente, ficará patente até ao dia 9 de Fevereiro. O acesso é livre para o público em geral.