Albuquerque visitou igreja de Machico, Ricardo Franco pediu formas de açúcar

A Câmara Municipal de Machico divulgou um comunicado no qual refere que o edil local tentou sensibilizar o presidente do Governo Regional para a cedência de um ou dois exemplares de antigas formas de açúcar. Esse pedido foi feito na sequência da visita oficial que Miguel Albuquerque realizou à Igreja Matriz de Machico, na qual o presidente da Câmara, Ricardo Franco, também esteve presente. A visita realizou-se no âmbito da recuperação e consolidação das capelas de São João Baptista e do Espírito Santo, e o chefe do Executivo madeirense foi sensibilizado para a necessidade de promover o restauro da capela “nascente” da Igreja, com o objectivo de criar um espaço museológico, com peças de arte sacra, bem como com as recém-descobertas formas de açúcar encontradas nas abóbadas da capela, permitindo aos visitantes da cidade a possibilidade de observarem este importante património histórico e cultural do Município de Machico.

Foi nessa oportunidade que o presidente Ricardo Franco sugeriu que um ou dois exemplares das formas de açúcar encontradas fossem cedidas ao Núcleo Museológico do Solar do Ribeirinho, para constar da exposição permanente daquele espaço, que contempla uma ala destinada a temática do açúcar, contribuindo para o seu enriquecimento.

Por seu turno, Miguel Albuquerque referiu na oportunidade que já foi terminada a primeira fase de restauro da Igreja Matriz de Machico, a qual orçou em cerca de 140 mil euros, com o fito de solidificar as capelas de São João Baptista e do Espírito Santo, que ameaçavam desmoronar. Pretende-se ainda prosseguir com a recuperação e o restauro da igreja, inclusive o retábulo.