Porto Santo Line freta avião cargueiro para reforçar abastecimentos ao Porto Santo durante a “doca seca” do Lobo Marinho

O Lobo Marinho efetua as últimas viagens antes de ir para “revisão” ou “doca seca” nos estaleiros de Viana do Castelo. Foto: Rui Marote.

O navio Lobo Marinho cumpre a sua operação anual de manutenção em janeiro, nos estaleiros de Viana do Castelo, com um custo total de um milhão e duzentos mil euros, segundo confirmou o Funchal Notícias junto do administrador executivo da PSL, Sérgio Gonçalves.

Além de assegurar uma parte do transporte aéreo aos residentes, a Porto Santo Line vai este ano também reforçar o abastecimento de mercadorias à Ilha Dourada, fretando o avião cargueiro para uma viagem semanal. Uma aposta do Grupo Sousa em responder aos anseios dos portossantenses na ausência temporária do Lobo Marinho.

15 anos e reclassificação do navio

As últimas ligações marítimas do ferry serão feitas a 2 e 3 de janeiro de 2018, esta última com viagem completa.

A manutenção do navio em Viana do Castelo dura quatro semanas. Depois, o ferry retoma as ligações marítimas entre a Madeira e Porto Santo a 2 de fevereiro, numa sexta feira, pelas 19h00, em direcção à Ilha Dourada.

No dia 4 de janeiro, o Lobo Marinho deixa o Funchal para se posicionar nos estaleiros de Viana do Castelo onde foi construído. Para além dos trabalhos obrigatórios, será feita a reclassificação do navio, uma vez que completa 15 anos de existência. A primeira reclassificação aconteceu aos 5 anos, a segunda aos 10 e a terceira agora em janeiro de 2018.

Alternativas para passageiros e carga

Embora não seja obrigação da Porto Santo Line proteger os residentes nesta fase de paragem do Lobo Marinho, até porque nada está estabelecido nesse sentido no contrato de concessão com o Governo Regional, a empresa assume a proteção dos passageiros residentes, assegurando 100 viagens aéreas (50 de ida e 50 de volta), sem sobrecusto para o passageiro residente.  A PSL não disponibiliza os lugares de avião a título gratuito, mas suporta o diferencial entre a tarifa marítima de residente e a tarifa aérea.

Sérgio Gonçalves assegura que a PSL assegura alternativas ao nível do transporte de passageiros e mercadorias, além do contrato de concessão, em janeiro, durante a “doca seca” do Lobo Marinho.

Ao nível do transporte de mercadorias, a Porto Santo Line cumpre com a obrigação do contrato de concessão de assegurar o transporte semanal, uma vez por semana, às terças feiras, com o recurso ao habitual navio porta-contentores. Mas o administrador executivo da PSL, Sérgio Gonçalves, anunciou ao FN uma novidade a este propósito: além desta tradicional viagem semanal, a PSL vai fretar o avião cargueiro, responsável pelas ligações aéreas com o Continente, para realizar, ao sábado, uma ligação semanal com o Porto Santo, de modo a garantir um segundo abastecimento semanal de carga, nomeadamente de produtos secos e perecíveis. Uma iniciativa que tem um custo considerável assumido pela PSL. Não há sobrecusto para os clientes da carga, por ser utilizada a solução aérea.

Sérgio Gonçalves revelou ainda que a empresa disponibilizará, no Porto Santo, a título gratuito, frigoríficos e contentores às empresas que necessitem acondicionar as mercadorias.