Polícia “mostra-se” em zonas de maior movimento para garantir “Festas Seguras”

cortejo flor 2'17 psp polícia
As festas de Natal e Fim do Ano exigem reforço de policiamento de proximidade. A operação “Festas Seguras” começa amanhã, 12 de dezembro, pelas 14 horas.

Entre as 14H00 do dia 12 de dezembro de 2017 e as 24H00 de 02 de janeiro de 2018, a Polícia de Segurança Pública levará a cabo a Operação Polícia Sempre Presente: Festas Seguras 2017

Sob o Lema “Viva o seu Natal com a nossa Segurança”, os comandos da PSP, segundo refere uma nota à comunicação social, “irão concentrar e reforçar os seus normais meios operacionais, numa atitude preventiva, proativa e dissuasora, visando incrementar o sentimento de segurança, combater a criminalidade e a sinistralidade rodoviária”.

De acordo com a mesma informação, este policiamento assentará essencialmente em três eixos de intervenção, sendo que o primeiro corresponde ao “reforço do policiamento de visibilidade, em especial nas zonas comerciais, transportes públicos, zonas históricas ou de maior concentração turística, que contará no terreno, para além dos patrulheiros, com Equipas de Trânsito, Equipas de Intervenção Rápida, Equipas de Prevenção e Reação Imediata, Equipas da Investigação Criminal (à civil) e Equipas de Fiscalização, que serão ainda reforçadas por agentes da Unidade Especial de Polícia (Corpo de Intervenção e Cinotécnica) e pessoal policial dos serviços de apoio”.

Além da particular atenção ao aeroporto, ao nível do policiamento de proximidade irão ainda ser incrementados os contatos individuais com grupos de risco, sensibilizando para a necessidade de adoção de comportamentos de prevenção, incidindo especialmente nos comerciantes que neste período lidam com maiores quantias monetárias.

O segundo ponto de foco da PSP prende-se com a fiscalização rodoviária que “compreenderá numa primeira fase, já esta semana, operações junto a estabelecimentos de ensino, destacando-se a iniciativa “ Não Brinque com a Segurança”, visando escolas de ensino básico, orientada para o uso dos equipamentos de retenção para crianças. Nalguns locais de fiscalização, simbolicamente será oferecido a cada criança um presente da PSP e da Science4You”.

Numa segunda fase, a atenção incide particularmente nos principais eixos viários na saída/entrada dos centros urbanos, incidindo nos períodos de maior afluxo, em que “o excesso de velocidade, a utilização indevida de dispositivos eletrónicos ou a cedência de passagens de peões, constituirão o principal foco de intervenção”.

O terceiro momento que a polícia faz questão de lembrar aos cidadãos, tem a ver com a intensificação das ações de fiscalização nas zonas e acessos a locais de diversão noturna, “em especial nos períodos de maior afluxo de pessoas, sendo estas especialmente orientadas para a condução sobre a influência do álcool e o excesso de velocidade”.

A PSP anuncia, ainda, balanços parcelares a 22 e 28 de Dezembro, fazendo a avaliação final da Operação a 3 de janeiro de 2018.

Ainda neste âmbito, a PSP informa que disponibiliza, “via redes sociais os habituais conselhos de segurança, iniciando a campanha “Sem Limites”, que irá alertar para comportamentos de risco nesta quadra e a campanha “ A PSP estava lá”, orientada para a sensibilização de problemáticas ligadas à violência doméstica, segurança infantil ou proteção dos animais”.

A Polícia de Segurança Pública pode ser seguida em www.psp.pt , no Facebook @policiasegurancapublica, Twitter @DNPSP ou Instagram @policiasegurancapublica