Mulheres socialistas alertaram contra violência

Para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se comemorou a 25 de Novembro, o Departamento das Mulheres Socialistas da Madeira convidou interessados e simpatizantes a ouvir a leitura do texto ” O Cárcere”, capítulo extraído do livro “Novas Cartas Portuguesas”, pelo escritor Jorge Ribeiro de Castro, que foi seguida de tertúlia sobre a temática da violência contra as mulheres e meninas, moderada por Elisa Seixas.

“Neste que foi um ano negro para a RAM em termos de violência contra as mulheres, o DRMS dá a conhecer este texto que é o relato de uma agressão com contornos de uma crueldade e brutalidade que acontece sem precisar de pretexto. Escolhemos este livro, que é uma obra emblemática da literatura do séc. XX, porque ele nasceu de uma agressão a uma das escritoras. Foi a violência contra uma mulher que originou este livro”, sublinham.

“Seleccionámos este excerto, “O Cárcere”, escrito num registo duro, com palavras que chocam, para que a crueza desta agressão possa despertar as consciências que ainda se encontram adormecidas e que toleram actos de violência e agressão. Não falamos só de agressores e de vítimas, falamos da necessária responsabilização de toda a sociedade. Para que nunca mais se fechem os olhos às agressões para com as mulheres; para que nunca mais se justifiquem ou desculpabilizem agressões. Porque não existe violência justificável, existe apenas violência”, referem as mulheres socialistas.