Rubina Leal questiona Câmara do Funchal sobre prevenção de doenças

 

Rubina Leal diabetes
Os vereadores do PSD na Câmara do Funchal promoveram iniciativa no âmbito do Dia Mundial da Diabetes.

‘Lembrando o Dia da Diabetes – É possível prevenir a epidemia?’, foi o tema da palestra promovida ontem pelos vereadores sociais-democratas à Câmara Municipal do Funchal, no Gabinete da Vereação do PSD, que contou com a presença do orador e médico endocrinologista, Silvestre Abreu.

Rubina Leal chamou a atenção para as competências da Câmara Municipal do Funchal (CMF) na área da Saúde, defendendo que a Autarquia deve desenvolver um trabalho contínuo e regular na promoção da saúde e na prevenção das doenças como a diabetes. “A prevenção é a palavra de ordem”, realçou.

“A Câmara Municipal do Funchal dispõe de espaços e estruturas, nomeadamente promenades, centros comunitários, ginásios municipais, muitos deles iniciados com as vereações do PSD, que foram criados com o objetivo de promover a saúde e os hábitos de vida saudáveis da população”, lembrou a vereadora social-democrata no Dia Mundial da Diabetes.

Considerando inadmissível que actualmente haja pessoas a morrer devido à diabetes, Rubina Leal questionou o presidente da CMF sobre as actividades e planos desenvolvidos pela Autarquia no âmbito de promoção para a saúde e prevenção de doenças.

“A seu tempo vou questionar o senhor presidente da Câmara sobre os programas existentes na área de promoção da saúde, uma vez que esta é uma das competências do Município e não uma competência exclusiva da Saúde”.

Silvestre Abreu subscreveu o ponto de vista da vereadora do PSD, reforçando que as autarquias têm responsabilidade na área da prevenção da diabetes.

“A diabetes é uma doença em crescendo que ameaça o desenvolvimento do nosso milénio. O problema trata-se pela prevenção, ou seja, 70% dos casos desta epidemia podem ser prevenidos por mudanças de hábitos de vida, que passam pela promoção de uma alimentação saudável, e pela actividade física.”