Comércio no Largo da Fonte sofre quebra por conta do novo circuito turístico do teleférico

O Largo da Fonte ressente-se da preferência dos turistas pela área das Babosas e Carreiros do Monte. Foto FN.

 

O comércio no Largo da Fonte já conheceu melhores dias. Num domingo, a circulação no histórico largo é muito reduzida. Segundo o FN apurou, há outros percurso mais valorizado, a desviar o caudal de turistas e da população em geral do Largo da Fonte.

Tiago Ramalho, que trabalha no não menos histórico Cine Parque Café explica que, em tempos idos, o Largo da Fonte era a referência principal do passeio ao Monte. Neste momento, o teleférico leva os turistas ao Monte e estes privilegiam um circuito comercial já padronizado entre o Largo das Babosas, a Igreja e os carros de cestos. E regressam ao Funchal pelo mesmo teleférico. Em resultado, a outra parte central do Monte, nomeadamente o comércio, ressente-se desta nova centralidade.

Tiago Ramalho vê o comércio baixar no Largo da Fonte. Fotos FN.

Ainda assim, os comerciantes resistem a uma quebra nos negócios, agravada também com os trágicos acontecimentos dos últimos anos. Os autocarros de turismo ajudam a equilibrar parte das contas mas Tiago Ramalho lembra que a vida do comércio está difícil no Monte. Aliás, basta ver, numa manhã de domingo, meia dúzia de pessoas circulavam no Largo da Fonte.