Festa de Santo André Avelino mantém tradição nos Canhas


*Sílvio Mendes

É um dos arraiais tradicionais da Madeira e realiza-se na paróquia do Carvalhal, situada na freguesia dos Canhas. Decorre sempre no domingo a seguir ao dia 10 de novembro, dia litúrgico de Santo André Avelino.
Este ano será no próximo domingo,12 de novembro, iniciando-se a festa litúrgica pelas 11 horas sendo seguida de procissão.
A missa vespertina no sábado, dia 11 de novembro principiará às 19h30
Entretanto na sexta-feira, dia 10 de novembro às 18h30 terá início a procissão com saída da capela de Nossa Senhora do Socorro naquela localidade para a igreja do Carvalhal onde será celebrada a Eucaristia.
Na segunda-feira, dia 13, às 18h30 terá início a procissão entre a igreja do Carvalhal e a capela do Socorro.
Muitas pessoas das mais diversas localidade deslocam-se atá ao Carvalhal para participar na festa e também para cumprimento de promessas àquele santo que é invocado pela Igreja como protetor contra a morte repentina, sendo também o padroeiro da Terceira Idade.
A devoção da população daquela zona àquele santo já é antiga tendo-lhe sido erguida uma pequena capela e que viria a ser demolida em 1961, aquando da construção da nova igreja do Carvalhal, dedicada a Nossa Senhora de Fátima.
Aquela capela foi mandada construir por Nuno Freitas Silva no ano de 1774.