PCP reuniu com a delegação regional do Sindicato dos Funcionários Judiciais e aponta problemas da classe

Os deputados comunistas na Assembleia Legislativa Regional da Madeira realizaram hoje uma reunião de trabalho com a delegação regional do Sindicato dos Funcionários Judiciais, na qual, segundo nos dão conta, foram apresentados os principais problemas que afectam esta classe laboral, bem como a necessidade de garantir linhas de acção tanto na Região como no País, para das resposta a problemas no sector da Justiça.

Trata-se, diz o PCP, de problemas que por vezes comportam danos não só para os funcionários judiciais mas para a população em geral, “pois quando não existem condições para que os tribunais funcionem, são as populações que ficam a perder”.

No decurso da reunião foram apontados vários problemas que preocupam o sindicato. Actualmente, uma das maiores preocupações da classe prende-se com o estado de degradação do Tribunal de Santa Cruz, uma situação que se arrasta no tempo, enquanto “o Ministério da Justiça nada faz”.

Um outro grave problema é o facto de estarem congeladas as progressões de carreira desde o ano de 2009, alerta o grupo parlamentar do PCP-M.

A falta de condições materiais de trabalho é ainda outra questão, nomeadamente a subcarga da plataforma informática do Ministério da Justiça, bem como a falta de renovação de equipamentos informáticos desde 2009.

Apesar das obras realizadas no Palácio da Justiça, continua a existir dificuldades em garantir condições de trabalho adequadas para o desempenho de determinadas funções, diz o partido.

“O PCP está solidário com as justas reivindicações dos funcionários judiciais, e vamos intervir no sentido de dar resposta aos problemas apresentados. Grande parte das soluções para os problemas identificados passam pela intervenção do Governo da República, mas também existem sinergias regionais que podem ajudar na construção de soluções para a resolução dos problemas identificados”, declara o PCP em comunicado de imprensa.