Evento ARTOUR-O il MUST trará arte e design ao Funchal em Novembro

Aspecto de uma intervenção deste evento, realizada em Barcelona.

No mês de Novembro, o Funchal acolherá um evento denominado ARTOUR-O il MUST, um encontro internacional de arte e design, que incluirá reuniões, debates, palestras, performances e marketing. Cada edição do evento, segundo informam ao FN, envolve toda a cidade, com acontecimentos a realizar-se em edifícios históricos, hotéis, parques e jardins. O projecto foi criado para levar a arte, que nasceu na Itália, a todo o mundo, oferecendo o artista ao diálogo com o fruidor e potencial cliente.

A organização está a cargo do “Ellequadro Documenti”, uma organização cultural italiana, de Génova, sem fins lucrativos, que visa utilizar a arte como forma de comunicação e identidade de uma marca, refere uma informação oriunda da editora Nova Delphi, envolvida na realização de determinados eventos culturais no Funchal, entre os quais o Festival Literário. “A organização, graças à propriedade e gestão dos Arquivos de Arte Contemporânea, dispõe de uma preciosa fonte de informação com mais de 165.000 nomes de artistas e designers”, explicam.

Até à presente data, o ARTOUR-O il MUST esteve já em Florença, Génova, Pequim, Hangzhou, Xangai, Yiwu, Monte Carlo, Roma, Londres, Mérida, Praga e Barcelona.

Em Novembro, entre os dias 10 a 13, marcará presença na nossa urbe.

Foto de intervenção pública em Barcelona.

A sessão de abertura decorre no dia 10 de Novembro, às 11 horas, decorrerá a sessão de abertura na reitoria do Colégio dos Jesuítas (UMa), presidida por Elsa dos Santos Fernandes, vice-reitora da universidade.

Este evento internacional, refere uma nota de imprensa, “é dedicado à identidade das instituições e empresas que, colhendo o testemunho dos grandes compromissos do passado, utilizam a arte e o design como instrumento de comunicação. Cada um dos participantes apresenta um ou mais artistas, cujos trabalhos constituem as etapas do percurso que atravessa a cidade”.

O projecto articula-se em cinco secções: Interior “A Arte em casa”, Exposição ARTOUR-O durante o jantar e noite de gala, Ecce R1, UnRolls, seminários com todos os artistas, Red Carpet, música, e momentos de encontro entre instituições e empresas. Os encontros são acomodados em vários locais da cidade do Funchal.

A intenção é criar um diálogo construtivo entre o território e a arte, a arquitectura, o design, a música, a moda e a gastronomia

Os artistas participantes constituem um extenso rol: são eles Juan Abreu, André Baeta, Ginevra Ballarini, Claudia Ballesio, Laurenço Baptista, Beppe Bonetti, Jacopo Brancati Fr, Janet Bruce, Jean Brundrit Oriana Breluru, Lucilla Catania, Luis Capelinha, Max Cocullo, Fiona Crawford, Gery Crotti, Anne Delaby, Giorgio Faletti, Gilberto Fernandes, Miguel Figueira, Giacomo Filippini, Paolo Fiorellini, Alba Folcio, Abel Freitas, Ignazio Fresu, Fukushi Ito, Sergio Gandossi, Giorgio Gatto, Melissa Gaudet, Giuliana Geronazzo, Pier Mario Giovannoni, Maria Pierantoni Giua, Andrea Granchi, Giuseppe Gusinu, Virginia Mallon, Francesco Martera, Giorgio Metta, Alfred Milot Mirashi, Annamaria Montemurro, Mara Moschini, Pantaleo Musarò, Fiorella Noci, Daniella Olivier, André Parodi Mondi, Parlind Perlashi, Sarah Pesca, Bruno Petronzi, Franco Repetto, Marco Francesco Sangregorio, Antonella Sassanelli, Renza Sciutto, Hye Weon Shim, Joana Shone, Leonor Silva, Stefano Soddu, Luciana Sommariva, Jue Tang, Team AVS, Miguel Teixeira, Fulvio Ticciati, Enzo Tinarelli, Pier Luigi Torri, Enrico Valenti, Silvano Zanchi e Santo Duarte.

Os projectos são os seguintes: Interiors, na Mesa, Ecce R1, UnRolls, Red Carpet, Música, Focus e Laboratórios

O percurso inclui locais de exposição como a Avenida do Mar, o Hotel Pestana CR7 Funchal, o Design Centre Nini Andrade Silva, a Esboço Interiores, Glamour Arcade, o Museu da Electricidade, o Museu do Brinquedo, o Museu Henrique Francisco Franco, o Museu de Açúcar, o Projecto Arte Portas Abertas, a Universidade da Madeira, o Teatro Municipal Baltazar Dias.

O projecto e coordenação é da arquitecta e professora Tiziana Leopizzi.