Designer americano apresenta coleção com Bordado Madeira

bordado A
A apresentação do desfile de moda foi presenciada pelo presidente do Governo Regional na embaixada dos EUA em Lisboa.

No âmbito de uma parceria entre Guta Moura Guedes, diretora da ExperimentaDesign e o IVBAM, foi apresentada uma coleção com Bordado Madeira, pelas mãos do designer americano Jeff Garner, na embaixada dos Estados Unidos, em Lisboa. Um momento presenciado pelo Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

Jeff Garner’s SS 18’ collection “Atlantico” foi o nome que o designer de moda atribuiu à sua coleção, sendo que a palavra “Atlântico” surge para identificar o passado de navegação e exploração marítima, mas também para mostrar que as suas coleções procuram insistentemente novos horizontes.

O trabalho apresentado na embaixada dos Estados Unidos da América foi o culminar de vários esforços que teve o seu início com a vinda do designer americano à Região, onde estudou e recolheu tecidos e peças de Bordado Madeira para a criação da sua coleção. Na ocasião igualmente realizada uma sessão fotográfica com uma modelo madeirense e com paisagens identificativas da nossa ilha.

bordado c
Um momento de relevo para o Bordado Madeira, com o designer junto ao presidente do Governo e embaixador dos EUA.

Recorde-se que Jeff Garner é conhecido pelas suas coleções “amigas do ambiente” e foi recentemente nomeado um dos melhores estilistas dos Estados Unidos, vestindo várias celebridades como Sheryl Crow, Miley Cyrus, Taylor Swift, Giselle Bundchen, e Kings of Leon.

Segundo uma nota do IVBAM, “o lançamento desta coleção ultrapassou largamente as expectativas do Instituto do Vinho e Bordado, que pretendeu com esta parceria, expandir o Bordado Madeira para além dos seus horizontes, tentando desta forma, atingir e cativar os mercados internacionais que se identificam com esta arte secular e que reconhecem no Bordado Madeira, a particularidade de um produto artesanal de grande prestígio, luxo e qualidade reconhecida”.

Estas ações promocionais são cofinanciadas em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.