Madeirense Joaquim Fernandes vence Iberman no grupo etário 55-59 anos

 

Decorreu no passado dia 21 de Outubro o Iberman, prova na distância Iron ( 3.8kms de Natação/180kms de Ciclismo/42 Kms de Corrida ) entre Monte Gordo (Vila Real de Santo António) e Ayamonte. Segundo informa a Associação Regional de Triatlo da Madeira, nela encontravam-se à partida, e tal como no ano passado, três madeirenses em representação do Grupo Desportivo das Corticeiras: Aurélio Góis (Age Group 40-44), Paulo Margarido (Age Group 45-49) e Joaquim Fernandes (Age Group 55-59), todos eles já com experiência em distâncias longas.

Realce em termos competitivos para Joaquim Fernandes, que repetiu a vitória da edição passada no Age-group 55-59, sendo na altura a sua estreia numa distância Iron, e novamente de uma forma convincente, com o tempo de 12h38m04s, velendo-lhe a 98ª posição da classificação geral entre os mais de 150 atletas, diz a ARTM.

Outro pódio de grande valia, considera a referida associação da modalidade, foi o de Paulo Margarido, que num dos grupos de idade mais competitivos (45-49 anos), veio a ser 2º classificado, numa prova em que liderou na fase inicial, e que ficou a menos de 3min da vitória, com um tempo de 10h12m58s, resultado que em termos absolutos valeu também o 6º lugar.

Não menos honrosa foi a prestação de Aurélio Góis, que com um nível bastante equilibrado entre os 3 segmentos e sem quebras, veio a alcançar lugar mais baixo do pódio no Age-Group 40-44, e 14º lugar absoluto, com um tempo de 10h24m58s.

Esta prova embora partilhada com vizinha Espanha, é a única prova da distância Iron a passar pelo território nacional, estando claramente em crescente a nível de popularidade, reflectindo-se esse crescimento no numero de inscritos em comparação a edições anteriores, não obstante a dureza do trajecto.