Emigrantes são os verdadeiros embaixadores de Portugal na Europa e no Mundo, diz Liliana Rodrigues

Liliana
Liliana Rodrigues deslocou-se a França para participar num seminário sobre “Acção Cívica e Participação Política na União Europeia (UE)”.

A eurodeputada socialista Liliana Rodrigues deslocou-se, este sábado, a Paris, para participar num seminário sobre “Acção Cívica e Participação Política na União Europeia (UE)”, a convite da secção de Paris do Partido Socialista.

A eurodeputada madeirense participou na abertura dos trabalhos do seminário com uma intervenção sobre o tema “A atividade cívica e política como factor de integração nos países da União Europeia”.

Durante o seminário, Liliana Rodrigues referiu que “sendo Portugal um país de emigrantes, acresce de importância a mensagem de democracia e de liberdade que transportamos connosco e levamos para os países que, pelas mais diversas razões, escolhemos para viver. Daí o esforço que devemos todos fazer para participar ativamente nas comunidades que nos acolhem, não nos limitando a exercer o direito de voto, quando tal nos é permitido, mas participando nas diferentes estruturas e organizações, exigindo e contribuindo para o bem-comum”.

A eurodeputada aproveitou o momento em Paris para contactar com os emigrantes portugueses que se encontram em território francês, a quem Liliana Rodrigues considerou de serem “os verdadeiros embaixadores de Portugal na Europa e no Mundo”.

O evento contou com a presença do deputado e coordenador das relações com as estruturas no estrangeiro, Paulo Pisco, e do secretário internacional do PS, Francisco André. A análise da “situação político-partidária nas regiões de acolhimento e a estratégia para tornar mais eficaz a acção política” e a discussão sobre as “políticas para as comunidades: necessidades e expetativas” foram outros dos temas que estiveram em evidência neste seminário.