Escolas da Região assinalam Dia Mundial da Música

 

Foto DR

O Dia Mundial da Música comemora-se anualmente a 1 de Outubro.  Esta data foi implementada em 1975 pelo International  Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música. Tem como principais objectivos promover a arte musical em todos os sectores da sociedade, divulgar a diversidade musical e aplicar os ideais da UNESCO  tais como a paz, amizade, a evolução das culturas e a troca de experiências, refere uma nota de imprensa.

Neste entendimento, as escolas básicas do 1.º ciclo da Região Autónoma da Madeira (RAM) comemoraram já hoje esta efeméride e fá-lo-ão novamente a 2 de Outubro (dado que o dia 1 de Outubro é domingo), com intervenções artísticas, expressas na interpretação de temas musicais de várias edições do Festival da Canção Infantil da Madeira.

Através deste rico e variado espólio musical criado ao longo de várias décadas pela Direção de Serviços de Educação e Artística e Multimédia (DSEAM), os alunos têm a possibilidade de vivenciar histórias infantis e explorar letras que apelam ao imaginário e fantasia – característicos da faixa etária das crianças, refere um comunicado da DSEAM.

No dia 30 de Setembro, mas num outro contexto, os solistas do 36º Festival da Canção Infantil da Madeira interpretarão os seus temas no espaço piano no Centro Comercial La Vie pelas 11:00, decorrente de uma parceria estabelecida com a Secretaria Regional de Educação através da Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia.